A intervenção permite que os visitantes “possam ter as melhores condições para a fruição de uma paisagem arrebatadora”.

Segundo a Câmara da Covilhã, no distrito de Castelo Branco, o novo miradouro, localizado no sentido ascendente da Estrada Nacional 339, de acesso à Torre, faz quem o visita sentir-se suspenso sobre a paisagem, “acima do solo”.

“Trata-se de um espaço que, esperamos, criará memórias e servirá como referência pela sua qualidade paisagística e arquitetónica, enraizando-se na vivência da serra da Estrela”, sublinhou o município, liderado pelo socialista Vítor Pereira.

A Câmara da Covilhã acrescentou que a estrutura, feita em metal, foi concebida com base “num adequado enquadramento ambiental de todo o conjunto arquitetónico, aliado a uma fusão equilibrada com a paisagem”.

O Miradouro do Covão, o que se encontra a maior altitude, vem reforçar a rede destes equipamentos, que já contava com o Miradouro dos Piornos, o Miradouro da Varanda dos Carqueijais e o Miradouro do Alto dos Livros.

Segundo o vereador com o pelouro do Turismo, José Miguel Oliveira, em declarações à agência Lusa, este é um investimento de cerca de 237 mil euros.

Em comunicado, a autarquia explicou que o equipamento, que integra a Rede de Miradouros da Serra da Estrela, resulta de “uma requalificação que implicou a introdução de uma plataforma suspensa, projetando-se sobre o vale, adicionando uma outra perspetiva que só poderia ser conseguida através deste prolongamento”.

A criação da Rede de Miradouros da Serra da Estrela enquadra-se no Plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural da Serra da Estela e visa potenciar a visitação e valorizar o enquadramento paisagístico da região.