Um serviço de autocarros autónomos começará a operar na próxima semana em Edimburgo, o primeiro desse tipo no Reino Unido, embora os veículos levem a bordo funcionários capazes de assumir o controlo em caso de emergência.

"A tecnologia autónoma instalada no autocarro já foi testada noutros veículos, mas esta é a primeira vez que ela é usada numa rota", afirmou à AFP Peter Stevens, responsável pela empresa Stagecoach, durante uma demonstração perto de Edimburgo nesta quinta-feira (11).

Estima-se que esta nova rota de 22 quilómetros, no oeste da capital escocesa, transporte cerca de 10 mil passageiros por semana.

Os seus cinco autocarros, capazes de circular a velocidades de até 50 km/h, continuarão a ter um motorista disponível para garantir que a tecnologia funciona corretamente. A legislação britânica ainda não permite a circulação de veículos totalmente autónomos nas vias públicas.

Outro agente verificará os bilhetes e responderá às perguntas dos utentes.

Um sistema de inteligência artificial a bordo detectará outros veículos na estrada, e câmaras e radares estarão atentos à via para evitar pedestres.

Segundo Stevens, o serviço será mais seguro e eficiente, com uma economia de combustível de até 20%. "O sistema pode responder mais rapidamente do que o tempo de reação humano", afirmou.

Condutor num autocarro autónomo escocês
O condutor humano é, literalmente, só para escocês ver, pois o autocarro conduz-se sozinho créditos: AFP/Andy Buchanan

E quanto mais os autocarros circularem, mais dados eles recolherão para continuar "a melhorar o tempo de viagem autónoma", acrescentou.

Este serviço é "algo novo e empolgante de se ver, parte da nossa revolução tecnológica", disse à AFP o motorista de autocarro Callum Jones.

Em 2021, um autocarro elétrico sem motorista foi colocado em serviço na cidade espanhola de Málaga, um projeto considerado pioneiro na Europa.

Também foram realizados testes na Coreia do Sul no mesmo ano e em Singapura no início de 2023.