Depois de estabelecer um novo recorde em 2024 ao receber mais de 100 milhões de turistas internacionais, França mostra-se otimista face a 2025. “Acreditamos que vai ser também um bom ano, porque temos vários eventos, não somente em Paris”, anunciou Emmanuel Marcinkowski, diretor Regional da Atout France para Espanha, Portugal, Itália, Brasil e México, durante uma conferência de imprensa que decorreu esta terça-feira, dia 25 de fevereiro, em Lisboa.

Em 2024, França registou um aumento de 10% do número de visitas em relação a 2023. O país que se quer tornar no destino mais sustentável do mundo em 2030, pretende aproveitar o impacto dado pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2024 e pela reabertura da Catedral de Notre-Dame para continuar a impulsionar o turismo sem esquecer o mercado português.

"Durante a Covid-19, os mercados europeus mais próximos de França foram os primeiros a viajar de novo e, claro, agora também é mais fácil viajar com a Air France a partir do Porto, Faro ou de Lisboa para Paris ou para outros destinos com conexão em França. Então para nós, para o governo francês e para esta companhia aérea, Portugal é uma prioridade", comenta Marcinkowski.

Com foco na sustentabilidade e na diversidade do país, cuja oferta não se resume às atrações de Paris, a cidade mais visitada do mundo, a Atout France revelou algumas das iniciativas que vão marcar o ano em França e, possivelmente, atrair visitantes. Fique a conhecer:

"Année Cézanne" em Aix-en-Provence

No ano em que o pintor Paul Cézanne (1839-1906) "regressa a casa", Aix-en-Provence, a cidade, em conjunto com o Museu Granet, vai promover o "Année Cézanne". O evento será lançado no mês de junho e contará com uma programação ambiciosa. "Nós somos uma cidade de estudantes, então, há muita vida todo o ano", garante uma representante do destino durante a apresentação.

+ Descubra mais sobre Aix-en-Provence, cidade pequena e encantadora

A Missão Bermudas e um parque aquático indoor no Futuroscope Xperiences

Para quem procura alternativas à Disneyland, o Futuroscope Xperiences, localizado em Poitiers, é uma atração a ter em conta. O parque de diversões, que fica a uma hora e meia de TGV de Paris ou de Bordéus, distingue-se dos demais devido às suas atrações em 3D e 4D. Com 12 hotéis nas redondezas para diferentes tipos de bolso, inaugura no inicio do verão a Missão Bermudas, uma atração aquática que promete gerar muitas emoções, e um parque aquático indoor com muita animação multimédia.

O Castelo das Damas em Chenonceaux

A história e os bouquets de flores do Castelo de Chenonceau são outra das apostas do turismo francês, não fosse este o segundo castelo mais visitado do país, depois de Versalhes. Chenonceau é conhecido como o Castelo das Damas por ter sido gerido apenas por mulheres.

Perpignan, um tesouro à espera de ser descoberto

Perpignan, que oferece mar e montanhas, foi outro destino a ser destacado no evento. "Perpignan tem uma mistura perfeita entre diferentes culturas", comenta Emeline Mary, responsável pela promoção e comunicação do destino.

Um meio de transporte sustentável chamado bicicleta

A Tour de France e a comemoração do 20º aniversário da Loire em Bicicleta, que abrange 900 quilómetros no Vale do Loire, foram exemplos de ações voltadas para a sustentabilidade e a mobilidade verde.

+ Veja ainda o nosso guia para descobrir os castelos do Vale do Loire

Wi-fi gratuito a bordo para todos e redução do CO2

Em conformidade com o compromisso do país para 2030, encontra-se a companhia área francesa, a Air France, que opera em Portugal no aeroporto de Lisboa, Porto e de Faro no verão. "Possibilitamos que os portugueses viajem para 89 países e 191 destinos do mundo", refere Mónica Vaz, representante da companhia. "Também não promovemos só o avião, promovemos o comboio. Intermodalidade para nós já é uma realidade há muitos anos", acrescenta.

França proíbe voos domésticos de curta duração
França proíbe voos domésticos de curta duração
Ver artigo

Para além da promoção dos comboios, a companhia também está a apostar em aviões de nova geração para reduzir as emissões de CO2. "Já temos na nossa rota desde Lisboa e Porto o A220-300, que é mais leve e produz menos carbono", partilha. "Queremos, até 2030, ter 80% da nossa frota equipada com aviões de nova geração", conclui.

A experiência a bordo será a cereja no topo do bolo para que os viajantes não resistam a viajar com a companhia. "A partir do verão de 2025, vamos ter Wi-Fi gratuito a bordo de todos os nossos aviões. Vai ser progressivamente implementado", conta a representante. "Nós promovemos sempre a elegância, a viagem à La Française", comenta, acrescentando que colaboram com 19 chefs com estrelas Michelin para proporcionarem uma experiência gastronómica diferente aos passageiros quer nos lounges como a bordo dos aviões e "sempre com a sustentabilidade na mente".