Sabem quando um aroma vos transporta imediatamente para algum lugar? Ou quando um som traz à memória uma recordação? É isso que acontece quando se cheira a lavanda ou se ouve o som das cigarras. A Provença, em França, é uma viagem de sensações.
Paisagens que parecem saídas de um filme, sons inesquecíveis, cheiros inconfundíveis e paladares tão caraterísticos quanto deliciosos. É um destino para desfrutar com calma. Aquela tranquilidade de quem não precisa de mais nada do que um terraço debaixo do luar e um copo de vinho na mão.
A lavanda é o símbolo máximo desta região e quem passa por lá entende porquê. São campos e campos desta planta de cor lilás que transforma a paisagem da Provença num autêntico sonho da natureza. Facilmente se encontra esta planta em muitas curvas no trajeto de quem percorre a região do sul de França.
Afinal a que cheira a Provença?
Esta região francesa cheira principalmente a lavanda, azeite, ervas aromáticas, pêssegos, flores, calor, a terra quente e a natureza. Agora imaginem tudo isto empacotado, dentro de um carro, à distância de um abrir de janela.
Acendam uma vela com aroma de lavanda, bebam um chá desta planta, oiçam a música Lavander Hazer da Taylor Swift e percorram a deslumbrante fotogaleria abaixo.
A Provença é um manancial de sons da natureza que nos faz sentir como se estivéssemos num mundo paralelo. No entanto, há um som que reina dia e noite nesta região e este é orquestrado pelas cigarras. Não é um som propriamente harmonioso, mas é tão característico que nem queremos ouvir a rádio enquanto conduzimos.
As cidades/vilas/pontos obrigatórios a conhecer são Avignon, Aix-en-Provence, Gordes, Saint Rémy, Nîmes, Fontaine de Vaucluse, Roussillon, Bonnieux, Abadia de Sénanque (na fotografia), Lourmarin, Les Baux-de-Provence, Plateau De Valensole, Moustiers-Sainte-Marie, Gorges du Verdon e Cassis.
A explosão da lavanda
Se procuram o epicentro dos campos de lavanda no mundo, esse chama-se Plateau de Valensole, um dos lugares mais deslumbrantes do planeta. Quando se pensa ter encontrado o maior e mais bonito de todos os campos de lavanda, bastam 500 metros para perceber que há sempre mais, muito mais. E já sabem, visitem sempre, mas sempre, esta região durante o mês de julho.
Viajar ajuda-nos a ter os cinco sentidos despertos. Há que sentir novos cheiros, conhecer novas perspetivas, tocar em diferentes texturas, ouvir diferentes sons e descobrir novos sabores.
Podem consultar o nosso roteiro de quatro dias na Provença, caso tenham ficado interessados em visitar esta bela região, que, afinal, está aqui tão perto.
Comentários