O museu Fluctuart valoriza todas as tendências da arte urbana, dos pioneiros da arte de rua aos artistas contemporâneos, e destaca, em particular, as práticas emergentes e inovadoras. Um lugar dinâmico e em evolução, que acolhe um conjunto de eventos culturais e artísticos.
Este novo centro de arte urbana flutuante distingue-se pela sua modularidade, estrutura e acessibilidade, de modo a oferecer uma vitrine cultural para todos. O espaço de 1000 m2 totalmente transparente, com três níveis, estará localizado mesmo ao lado da Pont des Invalides, em Paris.
Exposições temporárias e outras permanentes e intervenções artísticas fazem parte da programação do museu, além de ter uma livraria especializada e ser um espaço para eventos culturais e oficinas criativas. Também dispõe de um rooftop.
Enriquecido por residências ocasionais de artistas, destacará a participação de todos os atores da cena urbana através da presença de profissionais das artes e da cultura, artistas, reconhecidos ou emergentes, bem como instituições. O seu primeiro grande objetivo é tornar a arte acessível a todos os públicos.
Os espaços Bar e Fooding prometem também animar as noites no museu, em torno de performances artísticas e obras de arte.
O projeto foi o vencedor de um concurso público lançado pelas autoridades parisienses no sentido de revitalizar a zona do rio Sena.
A abertura oficial está prevista para maio de 2019. A entrada é livre e o museu pretende estar aberto durante todo o ano.
Comentários