O número de ciclistas a circular nas ruas do centro financeiro de Londres já supera o dos automobilistas, de acordo com um relatório do município londrino, citado pela Forbes.

Com pouco menos de 9 mil habitantes, a Cidade de Londres (City of London, em inglês) é o núcleo da Região de Londres, onde se encontram a Bolsa de Valores de Londres e o Banco de Inglaterra, assim como a maioria dos modernos arranha-céus que formam o horizonte da cidade.
Nas horas de ponta, os ciclistas totalizaram 40% do tráfego registado nesta parte de Londres e 27% ao longo do dia, sendo que estes números foram registados durante uma contagem realizada ao longo de 24 horas num dia "molhado e ventoso" de novembro.

De acordo com a Forbes, a circulação nesta parte da capital britânica em veículos a motor foi severamente condicionada nos últimos anos. A pandemia e o teletrabalho também terão contribuído para a redução neste modo de transporte, ainda que o número de ciclistas esteja 102% acima dos níveis pré-pandémicos. De resto, caminhar continua a ser o principal modo de deslocação nas ruas da City, segundo o relatório.

E no centro da capital portuguesa?

O mais recente relatório divulgado pelo município lisboeta data de junho de 2021 (anterior às últimas eleições autárquicas) aponta um indicador de 2017, segundo o qual 30% das viagens em Lisboa são feitas a pé ou de bicicleta. De 2017 para 2020, a utilização da bicicleta na cidade terá registado um crescimento de 138%.