Os membros da ONG Rewild lançaram uma campanha de crowdfundingno dia 17 de dezembro, para comprar o jardim zoológico de Pont-Scorff, na Bretanha. Em apenas cinco dias, a campanha reuniu os 600 mil euros necessários para montar o projeto que vai transformar o local num centro de reabilitação para animais vítimas de tráfico ilegal.

A campanha continua a receber donativos, já que o objetivo foi elevado para 1 milhão de euros, que serão usados para manter o projeto em atividade e financiar os salários dos funcionários do zoológico, os alimentos e tratamentos veterinários para animais e para adaptar das instalações. Atualmente, já arrecadaram 710 mil euros do milhão necessário para realizar todo o projeto

A organização vai estudar quais dos animais podem ser efetivamente libertados e quais acabarão num santuário que lhes permita sentir que são livres, mantendo os cuidados e vigilância necessária.

A Rewild manteve também todos os antigos funcionários contratados pelo zoológico, para garantir a familiaridade que os 560 animais já têm com eles, trabalhando assim com os mesmos veterinários e cuidadores.

A organização está agora a desenvolver um modo de financiamento sustentável alternativo para o zoológico, que não tenha como base a exibição dos animais, como acontece nos jardins zoológicos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.