Foto: jcomp via freepik

Em julho o município viu nascer uma ecopista com 7 km, uma obra que resulta de um investimento de 850 mil euros, financiado em meio milhão de euros pelo Turismo de Portugal, no âmbito do programa Valorizar, Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior.

Este troço irá ligar ao projeto intermunicipal da ecopista do Vouga (a decorrer), que por sua vez ligará à do Dão, constituindo-se, no futuro, como a maior ecopista da Península Ibérica.

São sete percursos para a prática de BTT, com quatro níveis de dificuldade, num total de 200 km. Estes itinerários permitem usufruir da beleza natural da Serra do Caramulo, contemplar o rio Vouga e pedalar nas antigas linhas férreas.

Este projeto vem juntar-se a uma estratégia que pretende consolidar o território enquanto destino de turismo natureza, alinhado com uma variada oferta de trilhos de BTT, Trail, percursos pedestres e a Subida Épica entre o centro histórico da cidade e Adsamo, onde o cenário que acompanha este trajeto é um atrativo para os praticantes.

Neste contexto, no passado mês de julho, o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, inaugurou e visitou um conjunto de projetos que surgiram nesta área e que fazem de Vouzela o palco da BTT em Portugal. Como por exemplo, a Carbon Team, uma empresa que se dedica à construção de quadros de carbono e outras componentes para bicicleta. Conta com um investimento de 8,4 milhões de euros no município e pretende criar um total de 200 postos de trabalho em quatro anos.

O alojamento local BikeInn, tem como temática o cicloturismo e BTT, e está preparado para não só todos os praticantes de BTT, como os turistas da região. Disponibiliza quartos e apartamentos com vista para a montanha.

Nesta fileira de bicicleta não podia faltar uma loja na cidade. Mesmo no centro, encontra-se a Bike Vantage, que comercializa produtos deste universo e conta, também, com venda online.

Para compor esta dinâmica, tradição e modernidade fundem-se na loja de artesanato Saudades do Centro, com os novos alforges de bicicleta feitos em burel. Um produto bastante diferenciado, associado a esta região.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.