O projeto resultou em 773 desenhos, vídeos e um livro, que vão agora ser utilizados em diferentes iniciativas de promoção de Portugal.

Estes materiais foram também reunidos na exposição “Sketch Tour Portugal”, que pode ser visitada de 18 a 21 de julho, durante o simpósio internacional dos Urban Sketchers que se realiza no Centro de Congressos da Alfândega do Porto (CCAP).

A preto e branco ou a cores, explorando temas como Natureza, Património, Gastronomia e Pessoas, recantos e pormenores que passam despercebidos a um olhar menos treinado, os desenhos dos 24 sketchers, nacionais e estrangeiros, mostram um destino diversificado e que pode ser visitado durante todo o ano.

Do surf ao golfe, passando pelo Turismo Religioso e a Cultura, este projeto de promoção turística decorreu durante o ano de 2017, em todas as regiões do país, tendo cada viagem sido registada em vídeo, fotografia e entrevistas com os artistas, e partilhada nas redes sociais do Turismo de Portugal sob #SketchTourPortugal.

Com o título “Um país desenhado para si | A country sketched for you”, o livro dedicado ao Sketch Tour Portugal pretende ser mais do que um mero catálogo, ao incluir um itinerário do país e várias páginas em branco, num convite ao leitor para que desenhe as suas próprias viagens. Também o material e cor da capa, em branco, foram pensadas com o intuito de irem ganhando as marcas e a personalidade do seu proprietário.

Em breve, estará também disponível um website dedicado ao Sketch Tour Portugal que sintetiza temas, percursos e notas biográficas dos participantes, bem como o próprio resultado desta experiência: os desenhos.

Simpósio internacional reúne 800 Urban Sketchers no Porto

O Centro de Congressos da Alfândega do Porto recebe, de 18 a 21 de julho, o 9.º Simpósio Internacional dos Urban Sketchers que reúne mais de 800 entusiastas do desenho para três dias de workshops, palestras e diversas atividades de desenho in situ.

As três últimas edições tiveram lugar em Singapura (2015), Manchester (2016) e Chicago (2017), estando prevista, para este ano, a participação de cerca de uma centena de sketchers portugueses e 700 estrangeiros, principalmente dos Estados Unidos da América, Reino Unido e Alemanha.

Segundo dados da organização, a maioria dos participantes planeia ficar entre 5 a 7 noites na região do Porto.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.