De acordo com a Engel & Völkers, multinacional alemã especializada na mediação de imóveis de luxo, no último ano independentemente do cenário de pandemia, os preços de imobiliário nas ilhas gregas mantiveram-se estáveis e a procura disparou.

“Estamos muito satisfeitos por saber que o protocolo para o Verão está a seguir de acordo com o planeado e podermos dar novamente as boas-vindas a estrangeiros. As ilhas gregas atraíram no ano passado uma grande procura por parte de compradores estrangeiros, especialmente de países do centro da Europa. Esperamos que este número aumente
exponencialmente nos próximos meses”, diz Georg Petras, CEO da Engel & Völkers da Grécia.

Nenhum outro país do Mediterrâneo tem mais ilhas que a Grécia. São mais de três mil no total, 113 das quais ainda estão desabitáveis. As ilhas Cíclades, onde figuram as conhecidas Mikonos e Santorini, são um dos principais destinos na Europa. Aqui a procura por imóveis tem-se mantido a um nível muito elevado, independentemente do cenário de pandemia, tal como nas ilhas de Creta e Corfu e as zonas costeiras do Peloponeso, como Porto Heli, onde as casas chegam aos sete milhões de euros. Rodes é um dos destinos prediletos durante os meses de inverno devido à sua localização a sul e temperaturas quentes e as casas de luxo chegam aos quatro milhões de euros, onde os apartamentos nas zonas mais requisitadas podem ver o metro quadrado atingir os seis mil euros. Já na ilha de Paros o preço mais alto por uma casa isolada situa-se nos oito milhões de euros. De momento, o imóvel mais caro dentro do portefólio da Engel & Völkers é uma moradia em Mikonos com acesso direto ao mar e que está avaliada em 10 milhões de euros.

O investimento estrangeiro nas ilhas gregas representa cerca de 85% de potenciais clientes. Cerca de 90% dos proprietários são particulares que usam as habitações como segunda residência, sendo que a maior procura provem especialmente de países do centro da Europa.

A Engel & Völkers espera que a procura por casas de segunda habitação aumente no verão de 2021 e os preços permaneçam estáveis. “Este é um ano de grandes oportunidades para todos os investidores e compradores que procuram um imóvel na Grécia. 2021 pode muito bem ser o ano em que o mercado se reorganiza e estabiliza sob novas circunstâncias, criando oportunidades para um investimento inteligente com potencial de retorno elevado”, indicou Georg Petras. 

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.