Quando Ljubica Kusic mencionou que gostaria de poder ver mais das suas janelas, o seu marido, Vojin Kusic, levou a ideia a sério e construiu uma casa que gira de acordo com as preferências da esposa.

Vojin, de 72 anos, nunca estudou arquitetura ou engenharia e nunca foi à universidade, mas não permitiu que isso o impedisse de construir a propriedade única na sua cidade natal, Srbac, no norte da Bósnia. Agora, sempre que Ljubica quiser ficar de frente para o sol ou ver algo diferente, ela pode girar a casa.

Vojin já tinha construído a casa onde o casal criouos  seus três filhos. "Quando eu estava a construir a nossa casa normal, ela queria que o nosso quarto ficasse de frente para o sol para que os raios de sol a acordassem e eu aceitei. Mas isso significava que a nossa sala tinha que ir para o lado oposto da casa e depois de algum tempo ela reclamou porque ficava longe da estrada e ela não conseguia ver as pessoas a entrar no nosso quintal”, explica Vojin. “Tive que demolir a parede entre os nossos dois quartos para transformá-los numa sala de estar. Foi uma tarefa muito exigente, exigiu muito de mim, mas fiz o que ela queria."

Mas as mudanças não param por aí. Há seis anos, quando um dos seus filhos se casou, a família decidiu que Vojin e Ljubica iriam morar no andar de baixo e o casal mais jovem no andar de cima, o que novamente levou a algumas mudanças.

"Mais uma vez, tive de derrubar algumas paredes, momento em que, antes que ela mudasse de ideia novamente, decidi construir uma nova casa giratória para que ela pudesse girar como quiser", acrescentou.

Montada num pedestal de cimento, a casa gira usando motores elétricos e as rodas de um antigo veículo de transporte militar. Vojin criou o projeto sozinho e elaborou-o de forma a que casa pudesse fazer uma rotação completa em 22 segundos, enquanto na forma mais lenta ela completa a rotação em 24 horas.

"Agora, a nossa porta da frente também gira. Então, se ela avistar convidados indesejados vindo na nossa direção, ela pode girar a casa e fazê-los afastarem-se", brincou Vojin.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.