Durante os quatro dias do Festival, foram exibidos 82 filmes que integraram a shortlist da competição. Estes foram selecionados entre os 262 filmes, de 47 países, que se inscreveram e que foram avaliados pelo júri, constituído por 43 jurados. As últimas seis edições do ART&TUR realizaram-se no Centro de Portugal, nomeadamente em Leiria, Torres Vedras, Viseu, Aveiro, Ourém e, agora, Caldas da Rainha.
Três filmes foram consagrados como os grandes vencedores do festival. Na competição internacional, o Grande Prémio foi para um filme que promove o crescimento de Marrocos enquanto destino turístico: “Morocco Arise”, realizado por Brandon Li.
O filme “Nazaré – Maior do que a vida”, do Município da Nazaré, ganhou o Grande Prémio da Competição Nacional. Produzido pela Oonify, o filme mostra a multiplicidade de experiências que se podem usufruir na Nazaré, um dos destinos mais emblemáticos do Centro de Portugal.
O filme “Pantanal Gastronomic Route”, produzido por Visit Mato Grosso do Sul, ganhou o Prémio de Melhor Filme Brasileiro, uma categoria em estreia este ano no ART&TUR. Como o título indica, é um filme que mostra as muitas experiências gastronómicas do território do Pantanal.
Na iniciativa paralela ART&FACTORY, o prémio foi atribuído a uma equipa brasileira, liderada por Marco Calábria, com o filme “Caldas da Rainha magnífica”. Recorde-se que o ART&FACTORY desafia realizadores internacionais a filmarem na região onde o festival se realiza, neste caso, nas Caldas da Rainha, na semana que antecede o festival. Os filmes que resultaram da iniciativa foram exibidos e muito aplaudidos no evento.
O ART&TUR integra a rede mundial do CIFFT - Comité Internacional dos Festivais de Filmes de Turismo, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de festivais do género. Alexander Kammel e Hugo Marcos, respetivamente diretor e secretário-geral do CIFFT, estiveram presentes na gala.
Na sessão de encerramento do evento, Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou “a importância que os audiovisuais assumem na promoção turística” e do próprio festival. “Festivais como o ART&TUR encorajam a indústria do turismo a procurar a excelência dos seus filmes, para promover o seu território e os seus mais importantes ativos turísticos. A Turismo Centro de Portugal tem consciência da importância desta promoção, há já vários anos, e congratula-se por esta começar a ser uma prática comum”, considerou.
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