Realizado pela Centro Portugal Film Commission (CPFC), o festival, que visa promover a região centro, a nível regional e internacional, contará este ano com “uma edição mais abrangente no tempo e na diversidade de iniciativas, propondo diversos desafios na esfera da promoção cultural e do turismo”, informou a organização em comunicado.
De acordo com o comunicado, em preparação estão competições para os prémios de melhor filme de turismo a nível mundial (Art&Tur Global); melhor filme nacional (Art&Tur Portugal); melhor publicação em ‘blog’ sobre o destino Caldas da Rainha (Blogging Caldas); melhor audiovisual sobre as Caldas da Rainha (Art&Factory); e ainda a competição de cenários cinematográficos ART&TUR Location Scouting), este último em parceria com a Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR), polo do Instituto Politécnico de Leiria.
Os filmes a concurso podem ser submetidos até dia 30 junho sendo que, numa primeira fase, até ao dia 30 de abril têm 30% de desconto.
O festival é realizado anualmente em parceria com a Turismo Centro de Portugal e, nesta edição terá ainda como parceiros instituições locais como a Câmara das Caldas da Rainha, o Centro Cultural e de Congressos (CCC), a ESAD, a Associação Comercial dos Concelhos das Caldas da Rainha e Óbidos, a União de Freguesias das Caldas da Rainha e os museus do Hospital e Malhoa.
O Festival Art&Tur teve a sua primeira edição em 2008, na cidade de Barcelos. A partir de 2018, os direitos foram transferidos para a CPFC e, através de um acordo com a Entidade Regional de Turismo Centro de Portugal, passou a ser realizado em regime de itinerância nos vários concelhos da região, que integra 100 municípios.
Leiria, Torres Vedras, Viseu e Ourém foram os concelhos que desde 2018 receberam o evento que, em 2023, levará a Caldas da Rainha, durante quatro dias, produtores de audiovisual e especialistas de turismo de todo o mundo.
O festival integra a rede internacional de festivais de cinema de Turismo CIFFT, que elege anualmente o melhor filme de turismo a nível mundial, entre todos os filmes que percorrem o circuito internacional de 14 festivais.
Tem ainda como parceiro a companhia aérea TAP, que premeia os vencedores de cada edição, com a divulgação dos melhores filmes da competição nacional nos voos de longo curso, dando a conhecer cada região através de filmes promocionais e documentários de turismo.
Comentários