O desejo de viajar dos portugueses está acima da média global e o comportamento de compra de viagens do mercado português encontra-se ligeiramente acima do de outros mercados. Os resultados são do maior estudo mundial sobre intenções de viagens, encomendado este ano pela principal rede de agências de comunicação especializadas no setor do turismo e das viagens, Travel Lifestyle Network (TLN), e que foi desenvolvido pelo ‘think tank’ britânico Thrive e pela empresa de ‘market intelligence’ AudienceNet.
Cerca de 179.446 pessoas em 28 países, incluindo Portugal, foram inquiridas pelo Global Web Index durante o primeiro trimestre de 2022. A amostra no nosso país foi constituída por 2.354 inquiridos. O estudo revela que a relação custo-benefício constitui o principal fator na escolha de um destino de férias, numa altura em que os portugueses revelam uma assinalável avidez de descobrir o mundo.
Quando se perguntou aos consumidores portugueses que fatores tendiam a influenciar a sua decisão quanto ao local para onde viajavam, a relação custo-benefício surgiu em primeiro lugar com um total de 54%, em comparação com os 26% dos seus equivalentes globais. Para 36% dos portugueses, a meteorologia/época do ano é um fator importante, enquanto 22% procura uma experiência cultural, 18% uma experiência relaxante e 17% uma experiência única na vida. Já boas infraestruturas para crianças/famílias e poder visitar amigos/família reúnem 15% das preferências, e 13% dos inquiridos procura ofertas especiais/promoções.
O estudo conclui também que 61% dos portugueses considera as viagens como um “interesse pessoal” – valor superior à média global de 46% e 52% dos portugueses identifica-se com a frase “Gosto de explorar o mundo”, em comparação com os 46% globais. Enquanto 11% dos inquiridos a nível global, nos últimos três a seis meses, adquiriu férias para o estrangeiro, 24% preferiu adquirir férias dentro do próprio país. Em Portugal, 12% dos inquiridos adquiriu férias para o estrangeiro no período homólogo e 25% optou por adquirir férias dentro de Portugal, reforçando a tendência crescente de turismo doméstico.
O inquérito revelou ainda que, nos próximos 3 a 6 meses, 20% dos portugueses planeia adquirir férias no estrangeiro e 29% tenciona adquirir férias em território português. Já a perspetiva global a aquisição de férias domésticas é de 24% e apenas 13% dos inquiridos a nível mundial tem planos de adquirir férias em territórios internacionais, de acordo com o relatório.
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