O ECOXXI é um Programa implementado desde 2005 pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que visa reconhecer as melhores práticas de sustentabilidade ao nível municipal, através da avaliação, por um conjunto de peritos, de 21 indicadores e 70 subindicadores nas áreas ambiental, social e económica.

A avaliação destes indicadores permite aferir a grande maioria das metas estabelecidas nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incidindo no planeamento e gestão de recursos, bem como na proteção e salvaguarda do património cultural e natural, dando particular ênfase ao cumprimento do ODS de Cidades e Comunidades Sustentáveis e ao da Produção e Consumo Sustentáveis.

Para a edição deste ano foram apresentadas 59 candidaturas, naquela que foi uma das maiores participações registadas ao longo das 16 edições deste programa para a educação ambiental, tendo sido atribuídas 54 bandeiras verdes.

Os 10 melhores municípios do país em termos de sustentabilidade são: Pombal, Santo Tirso, Torres Vedras, Águeda, Braga, Oeiras, Sintra, Lousã, Leiria e Valongo.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.