Arranca hoje a procura pela "A Obra-Prima de Portugal", um projeto promovido pela Xiaomi, através de uma viagem de norte a sul do país, com passagem pelos Açores e Madeira. Através das lentes do Xiaomi 13 Pro, desenvolvidas em parceria com a Leica, o fotógrafo João Bernardino e o viajante João Amorim comprometem-se a explorar os cantos e recantos do nosso país e a fotografar as obras-primas de cada região.

"A Obra-Prima de Portugal" visa promover as mais fantásticas paisagens e obras-mestras em território nacional, não presa a um específico género, o projeto contará com referências naturais, culturais, históricas, arquitetónicas e gastronómicas. As escolhas de cada obra-prima recaem sob os protagonistas da campanha cujas visões e estilos diferentes produzem registos e linguagens visuais distintas e únicas.

O itinerário, que tem um grande foco no contacto próximo com a cultura, as pessoas e as paisagens do nosso país, começará em Aveiro e terminará na Madeira. No decorrer do percurso haverá paragens em vários pontos de elevado interesse, tais como: Barcelos, Douro Vinhateiro, Serra da Freita, Aldeia Histórica do Piódão, Serra da Estrela, Castelo de Vide e Marvão, Costa Vicentina, Faial e São Jorge. Também a arte da azulejaria portuguesa e a arte xávega serão alvo de especial atenção fotográfica, bem como o património imaterial que é o Cante Alentejano.

“Com esta viagem pretendemos descobrir, captar e imortalizar algumas das maiores maravilhas do nosso país e, porventura, encontrar aquela que será a mais icónica obra-prima que temos em território nacional. É uma iniciativa onde vamos recorrer à obra-prima da Xiaomi, o Xiaomi 13 Pro, para descobrir a maior obra-prima portuguesa. Vamos mostrar que a tecnologia pode e deve andar de braço dado com a descoberta e captação da riqueza cultural e paisagística do mundo”, afirma Tiago Flores, Country Diretor da Xiaomi em Portugal.

João Bernardino, fotógrafo e designer, tem uma maior apetência pela captura de imagens em ambiente, sobretudo, industrial e numa escala que pode ser definida de pouco confortável. Sobre este desafio refere que se trata de um “projeto é inspirador porque é a uma oportunidade única de mergulhar profundamente no nosso país, no seu território e na cultura portuguesa. Desta vez, com um smartphone na mão que permite extrair todo o potencial fotográfico, é uma experiência realmente diferenciadora poder mostrar as obras-primas um pouco por todo o país através do meu olhar”.

Na ótica de João Amorim, criador de conteúdo e organizador de viagens com a objetiva muitas vezes apontada a cenários de natureza selvagem e que impactam pela sua imensidão, “Portugal é um país cheio de intensidade e beleza. Qualquer projeto ou viagem que valorize esta riqueza é um pretexto perfeito para sair por aí fora a fazer conteúdos impactantes. Aliado a isto, ter a oportunidade de o fazer através da câmara de um smartphone é um estímulo gigante para desenvolver a minha criatividade”.

A partir das redes sociais da marca, mas também aqui no SAPO Viagens, será possível acompanhar esta aventura.

A campanha decorre a partir de hoje, nas redes sociais da marca, e conta com vídeos diários e fotografias das obras-primas de Portugal, escolhidas e registadas pelos dois protagonistas.

No final da viagem, no Facebook da Xiaomi Portugal, irá decorrer uma votação para se apurar a obra-prima vencedora aos olhos dos portugueses. As votações vão ocorrer entre os dias 15 e 20 de maio, com o resultado a ser conhecido no dia 22 de maio, na mesma página, onde será revelada "A Obra-prima de Portugal".