Numa viagem por Portugal, dois fotógrafos, João Amorim e João Bernardino, propuseram-se a ir em busca da beleza ímpar e da cultura de várias regiões.

O roteiro começou em Aveiro e terminou na Madeira. No decorrer do percurso, algumas das paragens foram: Barcelos, Douro Vinhateiro, Serra da Freita, Aldeia Histórica do Piódão, Serra da Estrela, Castelo de Vide, Marvão, Costa Vicentina, Faial e São Jorge. Pelo caminho, a arte da azulejaria, a arte xávega, a olaria, e o cante alentejano também foram alvo de perspetivas fotográficas.

Para os próprios fotógrafos foi uma oportunidade de revisitarem lugares especiais, como a Serra da Freita, para João Amorim: "é um dos meus lugares de eleição em Portugal". "Sem dúvida uma obra-prima! Digo que é o meu quintal e sinto-a como tal. A poderosa Frecha da Mizarela não deixa ninguém indiferente".

Já João Bernardino deixou-se tocar pelo cante alentejano, "pelos seus melhores intérpretes, o Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento". "Um momento único e mágico na terra natal da minha mãe".

"Acho que um dos principais desafios foi a intensidade da viagem, o quão rápido tínhamos que ir de um lugar para o outro e a quantidade e diversidade de coisas que fotografámos", disse João Amorim.

Entre paisagens singulares, são as pessoas que fazem uma viagem e esta não foi diferente. "Os gestos, as histórias, o calor humano dos portugueses de norte a sul, passando pelas ilhas. A verdadeira obra-prima", conclui João Bernardino.

Percorra a galeria de fotos a seguir e descubra um pouco mais desta viagem por Portugal.