"Temos uma dívida com a proteção do Deserto Florido, mas, em particular, com a proteção do Atacama. Nós comprometemo-nos como governo a dar início ao processo de criação do Parque Nacional Deserto Florido", declarou o presidente Gabriel Boric durante visita ao local no último fim de semana.

O parque terá os mais altos padrões de proteção ambiental existentes no Chile, acrescentou o presidente. O anúncio deve ser formalizado no primeiro trimestre de 2023.

No Deserto do Atacama, ocorre um fenómeno natural impressionante: a floração de dezenas de espécies que criam um manto colorido numa área onde as condições para a vegetação são extremas.

Chile quer proteger fenómeno da floração no Deserto do Atacama
créditos: AFP

"Nesse local florescem a cada três, cinco ou dez anos, dependendo das condições climáticas, mais de 200 espécies de plantas, que, por sua vez, permitem a chegada de insetos e fauna em busca de alimentos. É imperativo proteger esse local", ressaltou a ministra de Bens Nacionais, Javiera Toro.

A superfície exata do parque ainda não foi determinada, mas ficou estabelecido que ele compreenderá do sul da cidade de Copiapó ao norte da localidade de Vallenar.

Segundo especialistas, as mudanças climáticas contribuem para que o Deserto Florido, como os chilenos o chamam, seja um fenómeno cada vez mais frequente.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.