Este fenómeno natural ocorre todos os anos durante algumas semanas em fevereiro, quando os últimos raios de sol atingem a pequena cascata de Horsetail Falls, que corre sobre a parede vertical de El Capitan, que parece incendiar a água como um rio de lava que sai da montanha.

Dura apenas alguns minutos, mas atrai turistas de todo o país.

Uma rara combinação de condições perfeitas explica isto. "Quando o sol se põe exatamente no ângulo certo, reflete no El Capitan", disse à AFP Scott Gediman, relações públicas do Parque Nacional de Yosemite.

"É uma combinação do sol refletido na água, céu claro, água corrente. Quando tudo isto se junta, é mágico", acrescentou.

A Califórnia, como grande parte do oeste dos Estados Unidos, sofre há anos com uma seca que afeta gravemente os seus rios. Mas fortes chuvas no início do ano, que causaram graves inundações em alguns lugares, melhoraram o estado dos cursos d'água.

A marca registada do céu azul do estado deu aos visitantes de Yosemite, que estavam exatamente no lugar certo na hora certa, a hipótese de ver a cascata de fogo na quarta-feira.

"As imagens eram simplesmente lindas", disse o fotógrafo amador Terry Cantrell, que viajou de Fresno, também na Califórnia, até ao local.

A longa espera e as baixas temperaturas também valeram a pena para Whitney Clark, outra amante da fotografia de San Francisco. "Com base em como o sol se põe contra a montanha ou a rocha, é criado um efeito de fogo muito bonito para os fotógrafos e que permite obter uma bela imagem", finalizou.