O fenómeno conhecido como "Yosemite Firefall" ou “Cascata de Fogo de Yosemite” ocorre apenas em condições climáticas perfeitas. O céu deve estar limpo, sem neblina, chuva ou nuvens e a temperatura não deve ser demasiado fria para permitir que a neve no Parque Nacional de Yosemite derreta e alimente a queda de água.

Esta maravilha natural é visível aproximadamente durante dez minutos por dia, nas duas últimas semanas de fevereiro, quando o sol e o solo estão a uma distância precisa e os raios solares iluminam a cascata a partir de uma determinada trajetória. Isto não acontece todos os anos, por isso quem tem oportunidade de assistir a este evento único, nunca o esquece.

A maravilhosa ilusão ótica criada pelo sol durante o entardecer é capaz de transformar a água da cascata num aparente fluxo de lava brilhante, uma incrível língua de fogo flamejante que percorre 480 metros ao longo das paredes rochosas do emblemático monte El Captain — o monólito de granito que é um dos principais pontos de interesse do alpinismo mundial. Atualmente, a sua escalada é tida como uma das mais difíceis do mundo. 

Horsetail Falls
créditos: Wikimedia Commons - Wcwoolf

O vale onde se localiza a Horsetail foi descoberto pelos colonizadores americanos em 1851,  mas é quase certo que os índios Awahneechee, nativos de Yosemite, já sabiam da existência desta cascata centenas de anos antes.

A natureza efémera e a beleza extraordinária do fenómeno firefall  tornaram esta cascata muito popular entre os fotógrafos, atraindo milhares que todos os anos tentam presenciar o momento especial que acontece cinco a quinze minutos antes do pôr do sol.

Como visitar

De acordo com o site da Lonely Planet, para ver Horsetail Fall, os visitantes devem estacionar no estacionamento de Yosemite Falls (a oeste do Yosemite Valley Lodge) e caminhar 2,4 km até a área de observação perto da zona de piqueniques de El Capitan. Se essa zona estiver cheia, os visitantes são aconselhados a estacionar em Yosemite Village ou Curry Village e usar o transporte gratuito para chegar à área de observação.

Os visitantes são também aconselhados a trazer roupas quentes, bem como uma lanterna.

Para mais inspiração e ideias para passeios, férias e fins de semana espreitem o The Travellight Worlde minha página de Instagram