O momento acontece quando os raios de sol atingem a cascata Horsetail e fazem com que a queda de água pareça lava ou fogo, adquirindo um tom laranja vivo.

Esta ilusão de ótica é um fenómeno único e efémero. Só acontece durante o mês de fevereiro e dura cerca de 10 minutos por dia.

Este ano, a observação da cascata de fogo (firefall, em inglês) tem sido excepcional graças à chuva e à neve mais frequentes no parque da Califórnia, que são "ingredientes" fundamentais para que o fenómeno ocorra, explicou à CNN o porta-voz do Parque Nacional de Yosemite, Scott Gediman. Em consequência, várias fotografias espetaculares da cascata de fogo têm circulado na internet.

Cascata de fogo em Yosemite, EUA
créditos: Steve Corey/CC 2.0

Do alto da formação rochosa El Capitan, a queda de água Horsetail tem 480 metros de altura. Mas para que ganhe esta cor de fogo hipnotizante é preciso estarem reunidos alguns fatores. A água tem de estar a cair, o que nem sempre acontece, uma vez que muitas das cascatas de Yosemite são "alimentadas" pelas águas das chuvas e pelo derretimento da neve. O céu tem de estar limpo, se estiver nublado, as nuvens bloqueiam a luz do sol e impedem o fenómeno.

Reunidas todas as condições, basta estar no local certo, na hora certa e esperar para registar este pequeno "milagre" da natureza da melhor forma possível - são centenas de visitantes que o fazem todos os anos. Veja algumas imagens do fenómeno na galeria de fotos acima.

Veja também:

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.