As juntas de freguesia vão receber um apoio, que se traduz num investimento global de 26.250 euros, resultante de uma candidatura apresentada pela Agência Portuguesa do Ambiente, com o apoio do município.

Aprovada e cofinanciada pelo Fundo Ambiental, a candidatura tem em vista a requalificação ambiental e paisagística da Pateira, prevendo a colaboração com as autarquias locais para a realização das ações aprovadas.

Nesse âmbito, a Câmara de Águeda, no distrito de Aveiro, anunciou que vai celebrar contratos interadministrativos com quatro juntas de freguesia e uniões de freguesia: Fermentelos, Barrô e Aguada de Baixo, Recardães e Espinhel, e Travassô e Óis da Ribeira.

Ficará a cargo dessas juntas a realização de trabalhos de limpeza junto às linhas de água da Pateira de Fermentelos, nas respetivas áreas confinantes à lagoa.

Em concreto, estas assumem “a vigilância e remoção manual das massas de espécies exóticas da flora invasora, designadamente erva-pinheira e jacintos-de-água, que surjam na lagoa e recursos hídricos limítrofes”.

A intervenção das juntas por remoção manual vai reforçar a remoção mecânica dessas espécies que é feita pelo município de Águeda com recurso a uma ceifeira aquática.

A Câmara de Águeda aprovou ainda um apoio específico para a Junta de Freguesia de Fermentelos, de 10.250 euros, para a beneficiação dos acessos para a entrada e saída da ceifeira-aquática, e operações de descarga e transporte das espécies invasoras.

A Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península Ibérica, abrangendo os concelhos de Águeda, Oliveira do Bairro e Aveiro, caracterizada pela biodiversidade faunística e florística.

Nos últimos anos assistiu-se à proliferação descontrolada dos jacintos-de-água (Eichhornia crassipes), “com graves consequências para o equilíbrio do ecossistema, tais como o impedimento de trocas gasosas entre a água e o ar, podendo originar a morte da fauna e flora autóctones”, apesar do município ter na lagoa uma ceifeira mecânica que se tem mostrado insuficiente para evitar a propagação.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.