As festividades tiveram início no primeiro dia de dezembro, com a inauguração da iluminação de rua e da árvore de Natal gigante, montada no Cais da Fonte Nova, onde decorreu um espetáculo pirotécnico, e encerram no dia 10 de janeiro com as festas populares do São Gonçalinho, onde, ao toque dos sinos, são lançadas cavacas doces da respetiva capela.
As propostas são variadas, com ‘video mapping’, concertos nas igrejas de Aveiro, “Contos Encantados” em vários espaços municipais e a o espetáculo “Magia de Natal” para toda a família no Centro de Congressos, ou exposições nos museus da cidade.
Para quarta-feira está programado o concerto “Noite de Luz” na Igreja de Misericórdia, seguindo-se no sábado, na Igreja das Carmelitas, “A Noite de Natal” pelo Movimento Patrimonial pela Música Portuguesa e, a fechar, dia 16, na Igreja do Carmo, o Concerto de Natal, pelos Cupertinos.
Uma das principais novidades deste ano é o programa “A Magia do Natal”, com a apresentação de quatro espetáculos para as famílias no Centro de Congressos de Aveiro, no dia 19 com o musical “Maria, a Neta de Nicolau”, e a 20 o concerto encenado “Álbum de Família: A Prenda Ideal”.
No dia 26 de dezembro haverá “Circo Mágico de Natal”, com direção artística de Jonatas Cardinalli, e no dia seguinte a “Alice no País do Natal”.
O programa “Boas Festas em Aveiro” inclui, ainda, o Concerto de Ano Novo, pela Orquestra Filarmonia das Beiras, no dia 01 de janeiro, pelas 18:00, e o Concerto de Reis, pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro, no dia 06 de janeiro, pelas 21:30, ambos no Teatro Aveirense.
Sessões de “Contos Encantados” ocorrem em diferentes espaços municipais e a ligação das diferentes ações é feita através de performances com as “Artes de Rua” que vão acontecer até à noite de 24, em três percursos na cidade: Estação – Praça Joaquim de Melo Freitas, Largo Jaime Magalhães Lima - Rua Homem Cristo, e 5 Bicas – Praça 14 de Julho.
As Festas de São Gonçalinho, de 06 a 10 de janeiro, marcam o encerramento dos festejos, com programa próprio, da responsabilidade da Mordomia de São Gonçalinho.
No entanto, a Câmara de Aveiro vai também celebrar os 760 anos sobre a morte de São Gonçalo de Amarante, com uma exposição no Museu da Cidade constituída por pintura, escultura, gravura e vários elementos etnográficos, provenientes dos acervos dos museus de Aveiro, das paróquias da Glória e da Vera Cruz, de coleções particulares e de diversas entidades, como a Mordomia de São Gonçalinho ou o Rancho Folclórico do Rio Novo do Príncipe.
Comentários