Após a afirmação da autarca de Paris, Anne Hidalgo, de que deseja manter os anéis olímpicos na Torre Eiffel mesmo após o fim dos Jogos, o Comité Paralímpico Internacional declarou esta segunda-feira (2) que está à procura de "um lugar onde os símbolos das Paralimpíadas possam permanecer na cidade".

Estas pequenas ondas em vermelho, azul e verde chamadas de Agitos (derivado do latim 'eu movimento-me') estão instaladas na parte superior do Arco do Triunfo, voltada para a Champs Élysées.

"Há muito debate sobre onde os anéis devem permanecer e não devemos nos esquecer dos Agitos", declarou o porta-voz do Comité Paralímpico Craig Spence numa conferência de imprensa esta segund-feira.

"Acho que deveríamos encontrar um lugar para os Agitos ficarem na cidade e celebrar o que acredito serem, de longe, os Jogos Paralímpicos mais espetaculares da história", acrescentou, citando como exemplo o símbolo dos Jogos Paralímpicos de Tóquio-2020, que ainda permanece na capital japonesa.

Anne Hidalgo disse ao jornal Ouest France no sábado que os anéis olímpicos permanecerão na Torre Eiffel, decisão que foi contestada pela ex-ministra da Cultura e líder da oposição municipal Rachida Dati, que exigiu "consultas" sobre a questão.