A Vrbo, plataforma especialista global em arrendamentos de férias para famílias, revela que, mais do que nunca, as famílias europeias passam férias no estrangeiro.

O Observatório das Férias em Família, uma análise das mais recentes tendências de viagens em família e da evolução dos preços no setor do arrendamento de férias, concluiu que apenas 12% das crianças europeias nunca estiveram no estrangeiro.

Segundo o inquérito a 9 mil pais em toda a Europa, com filhos menores de 15 anos, mais de metade (55%) veem vantagens em fazer férias em família, permitindo-lhes passar tempo de qualidade juntos e fortalecer os laços de afeto. A mesma percentagem de inquiridos com filhos (55%) afirma igualmente que o divertimento e a descontração do stresse diário é fundamental, enquanto 49% referiram que passar mais tempo em família cria uma perspetiva positiva para o futuro da família, o que revela o valor emocional que os pais atribuem ao tempo passado em família.

As crianças de hoje são viajantes globais?

A maioria (53%) das crianças europeias visitou entre 1 e 3 países na sua vida, segundo os seus pais. Um quarto (25%) viajou para 4 a 6 destinos estrangeiros em família. Apenas 12% das crianças europeias nunca visitaram um país estrangeiro em toda a sua vida.

Os suecos e os holandeses são os mais arrojados viajantes de tenra idade na Europa, sendo que 5% das crianças da Suécia e Holanda visitaram mais de 10 países, seguidos de 4% das crianças no Reino Unido. Os italianos e os franceses são um pouco mais caseiros, já que 19% e 18%, respetivamente, nunca viajaram para o estrangeiro, o que pode indicar uma preferência por passar férias nos seus países de origem.

Os pais, contudo, cresceram de forma muito diferente. Mais de um terço (34%) dos pais entrevistados afirmaram que nunca tinham viajado para um país estrangeiro quando tinham a idade dos filhos. Os pais suecos e holandeses continuam a ser os mais viajados, já que 4% afirmaram ter viajado para mais de 10 destinos durante a infância.

À medida que as viagens se tornam mais cómodas e baratas para as famílias na Europa, assistimos ao nascimento de pequenos viajantes mundiais.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.