O principal museu da telefonia da Lituânia está localizado num prédio de património cultural restaurado, uma antiga casa do tesouro (construída em 1907-1908), na cidade de  Siauliai.

Apaixonada por comunicações telefónicas e guiada por uma forte visão para apresentar a história da telefonia ao público em geral, a empresa de telecomunicações para profissionais local, a DIDWW, já tinha a ideia de um museu deste género há muitos anos, e esse objetivo foi finalmente concretizado.

Tendo reunido uma extensa coleção de exposições e outros artefactos relacionados com a história da telefonia na Lituânia e no mundo, a DIDWW abriu este museu único, apresentando exposições inovadoras, educativas e históricas.

A coleção do museu é composta por mais de 200 peças, refletindo mais de 200 anos de história. A exposição apresenta telefones antigos e militares, a maioria dos quais estão em perfeito estado de funcionamento.

Por exemplo, um dos telefones mais antigos é o telefone de parede de luxo Stromberg Carlson Tipo 896. Além disso, entre os telefones mais interessantes em exibição, estão os telefones de parede dos anos 50 de Odessa, na Ucrânia, com um mecanismo de fecho exclusivo que mantém o aparelho no lugar, o telefone americano American Candlestick do início dos anos 1900 e os telefones militares russos da Segunda Guerra Mundial.

O museu apresenta também telefones de épocas mais recentes, desde o primeiro modelo de discagem rotativa até aos mais recentes, dos telemóveis aos smartphones. A maior exposição do museu é a cabine telefónica vermelha britânica tradicional, que foi reformada e está totalmente operacional.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.