Construída entre 1887 e 1889, a Torre Eiffel já foi pintada 19 vezes, um feito que exige 60 toneladas de tinta. Tem sido usada uma tonalidade de castanho especial desde 1968 mas, desta vez, a cor será alterada para um tom amarelo-acastanhado que lhe dará uma tonalidade mais dourada quando o trabalho estiver concluído.

O trabalho, que começou em 2019, deve custar € 50 milhões no total e todas as camadas anteriores de tinta vão ser removidas. Este é um processo perigoso devido à presença de chumbo nas camadas inferiores de tinta e requer um protocolo de saúde rigoroso para os trabalhadores.

Quando foi erguida pela primeira vez, a torre foi pintada de vermelho a pedido de seu designer, Gustave Eiffel, e essa cor foi alterada para ocre, três anos depois. Em 1899, foi pintada de amarelo alaranjado na base e amarelo claro no topo. Desde 1968, a estrutura tem uma tonalidade parecida ao bronze.

A pintura será concluída em 2022, a tempo para os Jogos de 2024. A torre servirá de cenário para os eventos de triatlo e natação em águas abertas no Sena. Os cais circundantes também deverão receber uma série de espetáculos, concertos e outras diversões.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.