A primeira edição do VisitAzores Tourism Forum teve início na manhã de segunda-feira, dia 29 de novembro, e a abertura e sessão de boas-vindas ficou a cargo do Presidente da ATA, Carlos Morais e do Secretário Regional Transporte, Turismo e Energia, Mário Mota Borges.

Carlos Morais fez o ponto de situação de uma região que, após os momentos mais críticos da pandemia, começa agora a dar sinais de recuperação. Posto isto, o presidente da ATA considera que este é o momento de fazer uma reflexão sobre o futuro do setor na região e estabelecer um plano estratégico. As novas práticas estarão assentes na digitalização, que Carlos Morais considera ser "o caminho no setor do turismo".

"O turismo dos Açores está de parabéns"

O Secretário Regional Transporte, Turismo e Energia, Mário Mota Borges, realça os feitos do arquipélago dos Açores que, numa época muito difícil a nível mundial, "está a superar as melhores expectativas". Destacam-se vários feitos para a região: a campanha “Açores Seguro por Natureza” foi premiada a nível internacional, a região foi a que mais cresceu em número de dormidas nos nove primeiros meses do ano e foi considerada o melhor destino de aventura da Europa em 2021. Além disso, os Açores são o primeiro Arquipélago do Mundo Reconhecido como Destino Turístico Sustentávelmotivos que levam Mário Mota Borges a estar otimista com o futuro do turismo na região. Em 2022, garante, novas companhias aéreas também irão voar para o arquipélago. A sustentabilidade, as qualidades naturais, as pessoas e as tradições das ilhas são considerados os factores distintivos do destino. "O turismo dos Açores está de parabéns", conclui Mário Mota Borges.

A Secretária de Estado do Turismo no Ministério da Economia e da Transição Digital, Rita Marques, fez-se presente através de um vídeo onde refletiu sobre o ponto de viragem que o setor do turismo vive. A digitalização e a sustentabilidade voltaram a ser os pontos principais de um discurso que também apelou à partilha de conhecimento entre regiões e países.

Os Açores podem ser a nova Costa Rica?

Como forma de partilha de conhecimento, foi levado ao VisitAzores Tourism Forum o estudo de caso da Costa Rica e da sua marca. Carolina Leñero liderou o processo de desenvolvimento e lançamento da marca país Essencial Costa Rica e explicou como foi criada uma plataforma consistente de branding e comunicação para o país.

Carolina Leñero
Carolina Leñero Carolina Leñero créditos: Susana Sousa Ribeiro

Sob o mote "o país perfeito não existe, temos de construí-lo", Carolina Leñero partilhou como a marca país da Costa Rica se tornou um sucesso e os impactos positivos que isso teve no país. José Filipe Torres, CEO Bloom Consulting, defende que a Costa Rica é uma das melhores marca país do mundo, sendo uma boa inspiração para os Açores. As percepções são factores de elevada importância na tomada de decisão de viajar ou não para um determinado destino. Dados revelam que, quanto melhor é a sensação da emoção mais interesse as pessoas têm de visitar um local, motivo pelo qual uma marca forte é extremamente importante para um destino.

O Futuro é o Digital

Filipe Silva, Vogal do Conselho Diretivo, Turismo de Portugal​, fez uma análise daquilo que é a situação do turismo atualmente e a evolução da capacidade de atração de Portugal, enquanto destino, ao longo dos anos. Para Filipe Silva, o futuro do turismo dos Açores passa por uma maior flexibilidade em relação aos mercados, com principal foco nos mercados de proximidade e naqueles que forem abrindo.

Luis Capdeville Botelho
Luis Capdeville Botelho Luis Capdeville Botelho créditos: Susana Sousa Ribeiro

Para Luis Capdeville Botelho, Diretor Executivo da ATA, a pandemia levou a uma mudança de paradigma. Com as pessoas a preocuparem-se mais com a segurança e a procurarem destinos de natureza, esta é a oportunidade de reposicionar o destino. Para isso, foram lançadas diversas campanhas de comunicação e, em 2022, será lançado um novo portal turístico para a região.

Já durante a tarde, o fórum continuou, tendo a digitalização como questão central e diversos estudos de caso de diferentes áreas.  Sérgio Carvalho, da Fidelidade, considera que o setor tem muito em comum com o setor turístico e que defende que a digitalização é um fator de sucesso para ambos os setores. Óscar García-Cosuegra (Audience & Data Diretor CAETSU TWO), defende que existem três principais desafios ao setor turístico: a digitalização, a sustentabilidade e a cooperação entre organismos públicos e privados. Durante a intervenção, Óscar García-Cosuegra fez a entrega do prémio “Melhor Uso da Programática em Branding”, pela campanha digital promovida pela Associação de Turismo dos Açores sob o mote “Açores Seguro por Natureza”. O prémio reconhece as melhores estratégias de campanhas digitais baseadas em big data.

Paulo Humanes, diretor responsável pela área de Mobilidade, Automóvel e Cidades no Ceiia, e Gonçalo Trindade​, Direção Regional da Ciência e Transição Digital​​, sublinham esta necessidade de apostar na digitalização. "O objetivo é ter uma região 100% digital, mas preservando as tradições, costumes e identidade", afirma Gonçalo Trindade.

José Manuel Bolieiro
José Manuel Bolieiro José Manuel Bolieiro créditos: Susana Sousa Ribeiro

Para encerrar o fórum, esteve presente o Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, que deixou um "sinal de esperança", sublinhado a importância dos Açores enquanto destino que sobressai pela sustentabilidade e que deve ter a digitalização como plano para o futuro.

"Assegurar a informação. Informação é essencial para combater a contemplação ignorante". A digitalização é, para José Manuel Bolieiro, uma forma de capitalizar informação multilíngue, para dar aos visitantes informações de solidez cientifica, de forma a que possam sentir a experiência como forma de elevação do saber. Desta forma, uma viagem aos Açores não seria apenas uma atividade de lazer, mas de elevação cultural, em várias as áreas.