Depois da realização da primeira semi-final, no fim de semana passado em Salir, foram apurados os 7 primeiros finalistas.

Foram estes os 7 patrimónimos mais votados:

Braga - FESTAS DE SÃO JOÃO DE BRAGA - Braga

Castelo Branco - CRIPTOJUDAÍSMO DE BELMONTE - Belmonte

Faro - FESTA DA ESPIGA - Salir

Lisboa – COLETE ENCARNADO - Vila Franca de Xira

Lisboa - SANTO ANTÓNIO, FESTAS DE LISBOA - Lisboa

R.A. Madeira - BAILINHO DA MADEIRA – Calheta

Viana do Castelo – ROMARIA DE SÃO JOÃO D’ARGA - Caminha

"Foi uma meia-final que expressou bem o sentimento de orgulho nacional patente em todos os candidatos a concurso e que demonstra bem a força da cultura popular portuguesa, sobretudo num palco como a Vila de Salir, que acolheu esta meia-final, no coração de um Algarve muito turístico, mas que soube preservar e sabe disfrutar das suas tradições mais populares. Muito obrigado às gentes de Salir que nos receberam”, declarou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

A estes 7 patrimónios finalistas vão-se juntar os outros 7 que irão ser apurados no dia 30 de agosto, na segunda meia-final a realizar-se em Torres Novas.

A Gala da Declaração Oficial realiza-se a 5 de setembro de 2020 em Bragança e será transmitida pela RTP, em horário nobre. Dos 14 finalistas apurados nas meias-finais vão ser eleitos 7 patrimónios pelos portugueses como as 7 Maravilhas da Cultura Popular.

Este concurso é realizado desde 2007 e já teve como temas as Maravilhas Naturais (2010), a Gastronomia (2011), as Praias (2012), as Aldeias (2017), as Mesas (2018) e os Doces (2019).

O tema do concurso 7 Maravilhas de Portugal 2020 é a Cultura Popular. Dentro do tema, as categorias são: artesanato, lendas e mitos, festas e feiras, músicas e danças, rituais e costumes, procissões e romarias, e artefactos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.