Habilidosamente, espalharam ganache de chocolate no enorme bolo disposto sobre milhares de mesas, que dão voltas a um recinto para festivais, bem como nas estradas próximas, na cidade de Thrissur, no estado costeiro de Kerala.

O pão-de-ló de baunilha mede 10 x 10 cm e pesa aproximadamente 27 toneladas.

Cerca de 1.500 padeiros e pasteleiros, com os seus tradicionais aventais e toucas brancas, precisaram de quase quatro horas para montá-lo e utilizaram 12 toneladas de açúcar e farinha.

Uma multidão acompanhou o evento, organizado pela Associação de Padeiros de Kerala (Bake). Segundo a organização, o Guinness World Records verificou que o bolo mede cerca de 6.500 metros, mas a confirmação do comprimento exato ainda está pendente.

Este bolo longo superaria o recorde do Guinness dos padeiros chineses do condado de Zixi, que prepararam um bolo de frutas de quase 3,2 quilómetros de comprimento em 2018.

"Este esforço é para mostrar as nossas habilidades ao mundo", disse à AFP Naushad, secretário da Bake. "Nós asseguramo-nos de que a higiene e o sabor estejam à altura" do acontecimento, acrescenta.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.