Em Bruxelas há uma padaria que elevou a tradição do Dia de Reis a outro nível. Quem comprar uma Gallete des Rois (Bolo de Reis) na De Weerdt pode arriscar-se a encontrar uma moeda de ouro.

Em 2020, Luc De Weerdt decidiu começar a pôr em alguns bolos uma pequena moeda de ouro de 18 quilates com o selo da sua padaria. Nesta sexta-feira, entre as centenas de bolos que irá vender, quatro estão premiados com este brinde no valor de 500 euros.

Neste Bolo de Reis pode encontrar uma moeda de 500 euros
Luc De Weerdt créditos: AFP

Na Bélgica, o Dia de Reis é celebrado com um bolo que esconde um brinde ou uma fava. Quem encontrá-los, será coroado o rei ou rainha daquela refeição, recebendo a coroa dourada de papel que vem com o bolo, além de ser abençoado com boa sorte para o resto do ano.

Uma tradição que causa filas em várias padarias, principalmente, quando existe uma caça ao tesouro envolvida.

Luc De Weerdt, padeiro há 46 anos, conta que no ano passado, quando foram colocadas duas moedas, "tiveram filas de espera de duas horas e que na parte da tarde tiveram de mandar metade da fila embora porque já não podiam servir mais ninguém".

Neste Bolo de Reis pode encontrar uma moeda de 500 euros
créditos: AFP

Os sortudos que encontrarem a moeda podem ir à loja levantar o prémio monetário e ficam com o moeda também.

A Gallete des Rois surgiu na França, sendo a receita original uma tarte de massa folhada com recheio de amêndoas. Além de França e Bélgica, este bolo também é popular no Luxemburgo e na Suíça.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.