O grupo Sogevinus, que detém marcas como a Cálem, a Kopke, a Burmester, a Barros e, mais recentemente, a Quinta da Boavista, acaba de inaugurar o terceiro espaço dedicado à descoberta e degustação dos mais diversos vinhos que integram o seu portefólio.

O novo projeto localiza-se no centro histórico de Gaia, em Santa Marinha, e ocupa um armazém centenário, com 544 m2, onde são envelhecidos alguns dos vinhos de referência do grupo, em tonéis e balseiros com capacidade para guardar até cerca de 40 mil litros. Apelando a todos os sentidos, estas imponentes estruturas e o ambiente único que envolve o mundo do vinho do Porto servem de moldura à nova Sogevinus Wine Shop Santa Marinha, que se apresenta como um local de experiências.

Para além de disponibilizar a vasta oferta de referências que compõem o universo da Sogevinus, a par de uma garrafeira histórica que dá a conhecer os Vintages de todas as marcas do grupo, o espaço contempla ainda um wine bar, situado no primeiro andar do armazém, de onde é possível apreciar uma perspetiva singular do icónico mosteiro da serra do Pilar.

Aqui, os visitantes podem fazer provas combinadas de vinhos, aprender a distinguir os diferentes tipos de vinho do Porto, ou optar por fazer um pairing com chocolate e queijos. Há ainda lugar para degustações de vinho a copo (com várias sugestões de Porto branco, ruby ou tawny e DOC Douro) e de cocktails feitos à base de vinho do Porto, que poderão ser acompanhadas por outros sabores de produtos nacionais como o queijo, o azeite ou o pastel de nata. Este será um espaço versátil e multifacetado, podendo acolher a realização de exposições artísticas ou de eventos privados com uma lotação até 60 pessoas (atualmente esta lotação encontra-se reduzida a metade, à luz das orientações de segurança definidas pela DGS).

A reconversão deste armazém, comprado originalmente pela família Cálem para armazenamento de aço e, só mais tarde, destinado ao envelhecimento de vinhos, representou um investimento de 450 mil euros. A simbiose da pedra, da madeira e do aço - materiais que predominam no novo ambiente - traduz o encontro entre a história do passado e as muitas histórias que este espaço irá agora poder contar.

A Sogevinus Wine Shop Santa Marinha junta-se, assim, aos outros dois espaços que o grupo detém na marginal de Gaia e na rua das Flores, no Porto, partilhando com elas a missão de dar a conhecer os vinhos da Sogevinus a diferentes tipos de consumidores e de mostrar a sua versatilidade e a sua capacidade para se adequarem a diferentes momentos de consumo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.