“Pela primeira vez, temos num festival gastronómico a adesão da totalidade dos restaurantes do concelho, motivo que nos orgulha e que nos obriga a estar mais atentos a estas iniciativas, como divulgação de um produto de qualidade da nossa região, com o apoio declarado da nossa restauração”, referiu o vice-presidente do município de Proença-a-Nova, João Manso, em comunicado enviado hoje à agência Lusa.

O Festival dos Sabores Caprinos e Ovinos de Proença-a-Nova decorre durante um total de sete dias (fim de semana de 19 e 20) e dos dias 26 de fevereiro a 02 de março.

Para esta edição, a autarquia conta com a participação de todos os restaurantes do concelho de Proença-a-Nova, onde vai ser possível degustar os sabores tradicionais dos pratos típicos da região.

“Os restaurantes comprometem-se assim a disponibilizar nas suas ementas propostas que utilizem a carne ou o leite de cabra, nomeadamente cabrito assado, estonado ou em caldeirada, afogado da boda, chanfana, maranho, queijo cabreiro ou tigelada”, lê-se na nota.

Como na edição de 2021, são igualmente considerados pratos à base de carne de borrego.

Os clientes que consumirem pratos que incluam sabores caprinos ou ovinos estão habilitados a ganhar diversos prémios, como ‘vouchers’ de refeição e brindes.

Para o fazer, devem pedir e guardar o talão da refeição e dirigir-se ao Posto de Turismo de Proença-a-Nova.

O festival tem como principal objetivo promover os pratos com maior tradição do território e simultaneamente apoiar produtores e restaurantes, setores interligados e que passaram por maiores dificuldades durante o período mais intenso da pandemia.

O município de Proença-a-Nova comprometeu-se também a oferecer a cada restaurante três carcaças de caprino/ovino, tendo os proprietários oportunidade de escolher qual preferem, entre cabrito, cabra e borrego.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.