Com o objetivo geral de defender e valorizar o vinho Alvarinho, reforçando a sua condição de instrumento estratégico na competitividade económica da região, a Feira do Alvarinho de Monção assume-se como um espaço de dinamização económica e animação popular.
Em 2023, aquela que é considerada a "maior wine party de Portugal" recebeu a visita de mais de 100 mil pessoas, vindas de diferentes latitudes geográficas, que rumaram à terra de Deu-la-Deu Martins.
Na edição deste ano, o evento passou de três para quatro dias. Com entrada gratuita, entre 4 e 7 de julho, no anfiteatro natural do Parque das Caldas, junto ao rio Minho. A sessão de inauguração, no dia 4, será presidida por Luís Montenegro.
“A Feira do Alvarinho de Monção transmite um sentimento de descontração e alegria, sendo um espaço de confraternização e convívio com vinhos deliciosos e comida saborosa. Na edição deste ano, temos muitas novidades, tanto na programação como na vertente de alojamento, bem como várias iniciativas com forte componente de sustentabilidade ambiental", declarou a Câmara Municipal em comunicado.
Eis alguns destaques da programação desta edição
José Cid sobe ao palco no dia 4 de julho, quinta-feira, pelas 22h30. No dia 7 de julho, domingo, à mesma hora, é a vez de “Os Quatro e Meia” animarem o recinto.
Além de tasquinhas com belos exemplares de gastronomia tradicional, a Feira do Alvarinho de Monção engloba uma área de restauração com várias opções gastronómicas.
Lado a lado com o Cordeiro à Moda de Monção, conhecido como “Foda à Monção”, com confeção e serviço a cargo da Confraria da Foda de Pias, haverá o “Bacalhau à Monção”, com assinatura do conceituado Chef Vítor Sobral, que estará presente na feira.
A esta dupla apetitosa, junta-se o Restaurante “Solar de Presuntos”, referência gastronómica da capital portuguesa, que apresenta o Arroz de Lavagante.
Os Bailaricos de Verão são uma das grandes novidades desta edição da Feira do Alvarinho de Monção. É para dar um pezinho de dança ao som de música nacional.
Vai haver glamping
Para dar resposta ao aumento da procura por alojamento durante o evento, foi criado o “Alvarinho Gamping” by Domo Camp. Um glamping camp erguido com todas as funcionalidades e comodidades, bem perto do recinto do evento.
Para quem se dirige a Monção em autocaravanismo, o Campo da Feira é o lugar ideal para ficar, rodeado de árvores, com WCs públicos, situado no centro histórico de Monção e muito perto do recinto da feira. O aparcamento é gratuito, sendo necessário fazer a respetiva inscrição, através do email gap@cm-moncao.pt.
Comentários