Numa iniciativa que está a percorrer o território de Santa Maria até 11 de julho, os chefs André Cruz, do restaurante Feitoria (uma estrela Michelin), João Sá, do restaurante Sála (uma estrela Michelin), ambos em Lisboa, e José Pereira, do restaurante Õtaka, em São Miguel, vão partilhar uma experiência de imersão pela identidade gastronómica e património mariense, com contacto direto com o produto, as tradições, gentes locais, produtores e artesãos, com vista à valorização do território e intercâmbio de informações que enriquecem a oferta gastronómica de Santa Maria.
“É importante valorizar o território da Ilha de Santa Maria através dos seus produtos, das pessoas que os produzem e mantêm vivas as tradições e cultura da ilha. Esta é uma iniciativa que se insere no âmbito da Marca Açores, promovida pelo Governo dos Açores, que tem como objetivo valorizar e diferenciar as ilhas açorianas, evidenciando o seu carácter próprio, enaltecendo o produto açoriano, certificado pela Marca Açores, um garante da sua origem e alta qualidade", afirma António Ventura, Secretário Regional da Agricultura e Alimentação.
"Santa Maria permanece ainda desconhecida para muitos portugueses e é importante levar a cabo ações como esta, que dignifiquem e promovam os vários produtos gastronómicos numa relação direta com o património local, possibilitando uma maior divulgação da ilha enquanto destino turístico gastronómico”, completa o responsável.
Vinho, meloa, sopas, queijos e biscoitos
Os chefs convidados vão visitar locais tão emblemáticos como as vinhas da Baía de São Lourenço e conhecer as particularidades da endógena Meloa de Santa Maria IGP, o queijo de ovelha, as Sopas do Espírito Santo marienses, o Caldo de Nabos ou os famosos Biscoitos de Orelha, produtos únicos desta ilha do grupo Oriental do arquipélago açoriano.
É o caso também do queijo e requeijão de ovelha, que apenas se produz nesta ilha, onde os vastos rebanhos de ovelhas substituem as tradicionais vacas leiteiras que simbolizam as ilhas dos Açores.
A qualidade da carne de vaca, angus e limousine, a extensa variedade de peixes à venda nas bancas que refletem a riqueza subaquática, a meloa que assume a identidade da própria ilha como o produto-bandeira de Santa Maria ou a recuperação da produção de vinho Verdelho através de métodos ancestrais, são parte deste património que importa realçar e garantir que não se perca.
Em cada visita, será contada a história, provado o produto e conhecido o método de produção para que, no final, os chefs possam aportar um maior conhecimento, sobretudo à restauração local, que leve ao enaltecimento deste legado único, com a recuperação do receituário tradicional e a introdução de um melhoramento das práticas diárias na oferta gastronómica na ilha.
A iniciativa da Marca Açores, com o apoio da Visit Azores, termina com um jantar preparado pelos chefs, com o apoio dos participantes nos encontros formativos, servido no restaurante Ponta Negra, o único restaurante da ilha com certificação Marca Açores, onde será dado a provar o Vinho Verdelho de Santa Maria, com uma produção exclusiva de 112 garrafas.
Esta ação vem no seguimento da promoção efetuada o ano passado nas ilhas das Flores e do Corvo, com moldes semelhantes, num esforço da Marca Açores de consciencializar para a importância de garantir a preservação da cultura e tradições identitárias de cada ilha, com os seus produtos cada vez mais valorizados e reconhecidos além das suas fronteiras, com uma qualidade ímpar que faz do arquipélago dos Açores um destino tão diferenciado em termos de gastronomia.
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