A Tailândia encontra-se em ponto morto desde que o Partido Move Forward (MFP, na sigla em inglês)  foi expulso do poder pelos senadores, nomeados pelos militares. O partido venceu a eleição presidencial em maio, graças às promessas de reformas do Exército e da monarquia.

O principal aliado, o Pheu Thai (PT), tenta formar maioria sem o MFP. Um vídeo dos líderes a brindar com a famosa bebida com as lideranças de partidos pró-militares tornou-se viral nas redes.

A bebida "Traindo o amigo" - como é chamada pela imprensa local - dominou o debate político. Alguns cafés e lojas anunciaram que não vão servi-la mais em solidariedade ao MFP. No bar de Banguecoque, onde o vídeo foi filmado, a bebida tornou-se objeto de muitas selfies.

Num grande copo de plástico, Pob, o barman, derrama um líquido com sabor a menta depois coberto com chocolate com leite e chantilly. O "Choco Mint" nunca foi tão popular, apesar do preço, quase 2,50 euros, comenta.

Bebida gelada torna-se símbolo de
Bebida gelada torna-se símbolo de créditos: AFP or licensors

“É a nossa bebida mais vendida desde que se tornou o principal tema das conversas nas redes sociais”, enfatiza.

Para os partidários do MFP e do seu carismático presidente, Pita Limjaroenrat, a bebida deve ser boicotada.

"Não vou beber o chocolate com menta", disse um utilizador nas redes sociais.

Sasichom Krudhnark Pongphrom, dona de uma cafetaria na periferia da capital, retirou a bebida do cardápio.

"Não tenho nada contra a bebida, mas queria mostrar o meu apoio pró-democracia", diz ele.