Fomos mais uma vez recebidos por Pedro Seabra, que se mantém à frente do negócio familiar. É nas viagens que faz regularmente, que vai buscar inspiração para as novidades que acrescenta à carta deste restaurante, como nos explicou. Ingredientes de qualidade, originais, que faz aqui brilhar em combinações inesperadas, com bom resultado.

Provámos três das novas entradas: o Bikini Cacio e Pepe um clássico snack espanhol, com um twist italiano. Parece uma sandes de pão tostado com creme de pimenta, pecorino e parmigiano reggiano. Fomos também seduzidos pelo forte sabor das Crocchete di funghi porcini, umas bolas fritas de cogumelos selvagens com molho de parmigiano e trufa.

Rendemo-nos à originalidade da Insalata dell’Orto. Esta salada é composta por funcho, abacate e alcachofras. Se só quiser provar uma entrada, deixamos esta sugestão, complemente diferente de tudo o que antes terá experimentado.

Aos clássicos, de massas caseiras, confecionadas nesta cozinha, foram acrescentadas duas sugestões: Tagliatelle com calamari e broccolo romano, é um prato italiano que combina a uma massa tagliatelle macia com suculentos anéis de lula salteados e a frescura da couve romanesca. De aparência distinta, este vegetal de pequenas cabeças em espiral é levemente crocante e tem um sabor suave. É um prato intenso que ganha com o realce do sabor natural das lulas e alcança um leve toque de picante. É temperado com limão, coentros e crocante de pão frito.

Linguine nere com tartare di gamberi , a outra nova sugestão da carta, é um prato sofisticado e delicioso que combina massa linguine de tinta de choco – que resulta numa cor escura e intensa e traz um sabor suave e levemente salgado – com um refrescante tártaro de camarão.

Em ambos os pratos, a massa é cozida al dente, ou seja, com uma consistência firme ao morder.

De sobremesa, sugerem nesta estação um doce que se torna fresco e adequado: Cannoli Siciliani, com ricotta e molho de laranja. Os Cannoli Siciliani são uma famosa sobremesa tradicional da Sicília, região de Itália. É um doce, em forma de tubo, feito de uma massa crocante frita e recheada com ricotta, um queijo fresco e com baixo teor de gordura, de textura macia e suave. Para adicionar sabor, leva um molho de laranja e o prato é decorado com açúcar polvilhado e raspas de chocolate.

Se ainda não conhece a La Trattoria, e estiver a ponderar ida a um restaurante italiano, saiba que vai aqui encontrar uma opção elegante e sofisticada, perfeita para os amantes de boa gastronomia italiana, que desejam explorar novos sabores e texturas.