Japão
Não quer dizer que os japoneses só façam piqueniques para celebrar o hanami, que significa ver flores, contudo, é tradição celebrar a época de floração das cerejeiras no país. A celebração pressupõe um piquenique com familiares, amigos ou colegas debaixo de uma cerejeira. Cenário perfeito para bons momentos, concordam? Descubra 10 lugares para observar as cerejeiras em flor no Japão.
Argentina
Como assim Natal ao ar livre? E a neve? A chaminé? No fundo, onde é que encaixamos o cenário dos tradicionais postais de Natal? Soa estranho mas faz sentido pois, na Argentina, é verão durante o Natal. Assim, é comum celebrar o Natal ao ar livre. Há quem faça piqueniques nas praias, outros no quintal de casa.
Reino Unido
Nem sempre o tempo pode ser convidativo, ainda assim, a maioria dos britânicos adora comer ao ar livre. Talvez até devido à condição do tempo acabam por valorizar mais este tipo de refeição. Por terras de sua majestade não se dedica apenas um dia aos piqueniques, mas sim uma semana, a Semana Nacional do Piquenique.
Finlândia
Mais uma vez, o tempo frio faz com que se aprecie mais as altas temperatura e se celebre com alegria o verão. Os piqueniques marcam o início das celebrações no final de abril, altura em que o inverno se começa a despedir das terras finlandesas. Na cesta para as refeições ao ar livre costumam existir sandes de arenque e para brindar Schnapps.
Austrália
Sol, ar livre e atividades em família ao longo de um fim de semana? Acontece na Austrália, pelo menos uma vez ao ano, no início de agosto, graças ao feriado dedicado ao Piquenique. O Dia do Piquenique, assinalado no Território do Norte, realiza-se na primeira segunda-feira de agosto. Assim as famílias podem dedicar o fim de semana a atividades como dança e corridas de lagartos.
Alemanha
Pelo mundo, os piqueniques são a base para um serão bem passado ao ar livre. Para além da comida, em muitos lugares, incluem atividades. Na Alemanha há quem vá mais além e passe o serão em plena liberdade, ou seja, sem roupa. Não é estranho ver pessoas a jogar frisbee ou a nadar sem roupa. Afinal, o Freikörperkultur (cultura livre do corpo) incentiva os alemães a aventurarem-se e a desfrutar de atividades sem roupas – mesmo em piqueniques em parques públicos.
Estados Unidos
Feriados de verão significam, para muitos americanos, dia de piquenique. E, nos Estados Unidos, os piqueniques envolvem competições como corridas de três pernas e os famosos concursos de comer comida. Segundo o site Mental Floss, o primeiro concurso de comida realizou-se em 1916 e contou com dois concorrentes que lutavam para ser o maior comedor de hot-dogs. O vencedor comeu 13.
Islândia
Até agora, os piqueniques estão relacionados com celebrações e datas especiais. Contudo, não há necessidade de existir essa relação. Na Islândia, por exemplo, aproveita-se a época da apanha de frutas silvestres para se fazerem almoços ao ar livre.
Turquia
Na Turquia não faltam lugares para fazer piqueniques, muito menos glamour. É que muitas famílias levam almofadas, tapetes e pequenas mobílias para tornar a zona de refeição confortável. Também existe a iluminação, pois muitos piqueniques prolongam-se até ao anoitecer e dão lugar a fogueiras acompanhadas de música e dança.
Almoços no cemitério em diferentes lugares do mundo
Almoços em lugares de descanso de entes queridos é comum em diferentes lugares do mundo como no México, onde se celebra o Día de los Muertos, ou na China durante o Festival anual de Chung Yeung dedicado aos antepassados.
Ficou com vontade de fazer um piquenique? Percorra a nossa fotogaleria com sugestões de locais para comer ao ar livre em Portugal:
Comentários