Os dois principais tipos são os pastizzi "tar-rikotta" (recheio de ricota) e pastizzi "tal-pizelli" (recheio de ervilhas). Podem ser comprados em pequenas lojas chamadas "pastizzeriji", que existem por toda ilha de Malta. Comidos quentes, acabados de sair do forno, são deliciosos!

Partilho aqui a receita tradicional, feita com ricota, para quem quiser experimentar.

Ingredientes

Para a massa
* 3 1/2 chávenas de farinha de trigo
* 1/2 colher de chá de sal
* 2 / 3 de chávena de manteiga

NOTA: Pode usar massa filo já pronta (que o processo vai ser bem mais rápido)

Para o recheio

* 450g de ricota
* 3 ovos batidos
* sal e pimenta preta a gosto

Preparação

Para fazer a massa, misture a farinha e o sal com água fria (cerca de 1 chávena) numa tigela até obter uma massa macia, maleável, mas não pegajosa.

Amasse bem e depois deixe descansar por cerca de 1 hora e meia.

Numa superfície enfarinhada corte a massa em três pedaços. Estenda cada pedaço até formar um retângulo de massa bem fina. Espalhe metade da manteiga ao longo de todo o comprimento de cada retângulo de massa.

Pegue numa das extremidades do retângulo de massa e comece a enrolar até formar um rolo. Enrole de forma desigual, às vezes apertando mais a massa, às vezes deixando mais frouxa. Repita o procedimento com os restantes dois pedaços de massa.

Deixe descansar os rolos de massa no frigorífico por pelo menos 30 minutos.

Retire do frigorífico e numa superfície enfarinhada volte a juntar toda a massa. Repita o procedimento anterior, dividindo a massa em três, estendendo num retângulo, espalhando a manteiga restante e enrolando a massa num rolo, mas desta vez, numa direção diferente da que escolheu da primeira vez. É este procedimento que deixa a massa bem fina e quebradiça.

Volte a colocar no frigorífico por mais 30 minutos.

Pré aqueça o forno a 200 ° C.

Para fazer o recheio, coloque a ricota numa tigela e tempere com sal e pimenta. Amasse a ricota com um garfo, em seguida, adicione o ovo batido.

Retire a massa do frigorífico e usando uma faca afiada, corte-a em pedaços com cerca de 2-3 cm. Em seguida, usando os polegares, pressione cada pedaço de massa até ficar com um circulo fino e liso.

Coloque depois uma colher (de sopa) da mistura de ricota no meio de cada círculo.

Dobre cada círculo da base para o centro, e pressione as bordas da massa com os dedos para selar o pastel.

Coloque os pastizzi numa forma levemente untada com óleo e asse no forno por cerca de 20 minutos ou até que a massa estar dourada e quebradiça.

Sigam as minhas viagens no Instagram

Artigo originalmente publicado no blogue The Travellight World

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.