É um pudim de chocolate combinado com Guinness e colocado num copo de cerveja coberto de chantilly para se assemelhar a uma stout.

INGREDIENTES

8 gemas grandes

1 chávena de açúcar

Uma lata de Guinness (44 cl)

3 chávenas de natas

200 g de chocolate amargo de alta qualidade (70 a 72% de cacau), finamente picado

PREPARAÇÃO

Numa tigela grande misture as gemas e o açúcar.

Abra a lata de Guinness e despeje lentamente num copo medidor, despejando na lateral do copo para reduzir a formação de espuma. a partir do copo medidor despeje metade da Guinness (cerca de 7/8 chávenas) numa panela de fundo grosso. Adicione 2 1/4 de chávena de natas e bata tudo para combinar. Leve ao fogo médio e aqueça, mexendo ocasionalmente, até que bolhas comecem a se formar nas bordas. Retire do fogo, acrescente o chocolate e bata tudo até ficar homogéneo.

Despeje lentamente a mistura de chocolate quente nos ovos, mexendo sempre para evitar que coagule. Volte a colocar a mistura na panela e leve ao fogo moderadamente baixo. Cozinhe, mexendo sempre, até a mistura engrossar e cobrir as costas da colher, cerca de 15 minutos. Despeje no liquidificador e bata em velocidade alta por 1 minuto. Divida o pudim entre 6 copos de cerveja, deixando pelo menos 2,5 cm de espaço em cima de cada um. Cubra com película aderente e leve ao frigorífico até arrefecer e ficar firme.

Enquanto isso, despeje o restante da Guinness numa panela pequena e deixe ferver em fogo médio. Reduza o fogo para moderadamente baixo e cozinhe, com a panela descoberta, até reduzir até uma 1 colher de sopa, cerca de 20 minutos. Despeje essa calda numa tigela pequena e deixe esfriar.

Bata as natas restantes até formar picos moles. Adicione a calda de Guinness e bata até tudo ficar bem combinado. Divida o creme entre os 6 copos e sirva.

Receita do site Epicurious