A Booking.com, através de mais de 170 milhões de avaliações de viajantes, preparou um menu especial com cinco paraísos brasileiros onde é possível deliciar-se com um verdadeiro banquete.

Fernando de Noronha, Pernambuco

É claro que num lugar cercado de mar por todos os lados, o que não pode faltar são pratos servidos com muito peixe e frutos do mar. Moqueca e peixe assado na folha de bananeira são delícias que devem fazer parte de uma viagem a este destino. Porém, nem só de mar se vive por lá. Os vários restaurantes da ilha também oferecem receitas feitas com carne vermelha, como o escondidinho de carne seca ou o baião de dois. Para quem deseja provar um pouco de tudo, há o tradicional Festival Gastronómico do Zé Maria, que serve mais de 40 tipos de pratos e sobremesas. Por falar nisso, é impossível deixar a ilha sem pedir a Cartola, uma sobremesa típica do Nordeste que leva banana, queijo, canela, doce de leite e gelado.

fernando de noronha, brasil
créditos: Pixabay

Manaus, Amazonas

A capital do estado do Amazonas tem uma das gastronomias mais ricas e saudáveis do país. Os ingredientes indígenas, como os diversos tipos de farinhas, e os peixes de água doce, como pirarucu, tucunaré, tambaqui e surubim, são a base alimentar da cozinha da região. A culinária é tão típica e exótica que é tida como atração turística da cidade: é item obrigatório no roteiro de viagem provar iguarias como tacacá, cupuaçu e tucumã, uma fruta da região. Aliás, o x-caboclinho, a famosa sandes com tucumã e queijo, faz a alegria dos turistas e locais.

Manaus, amazonas
créditos: pixabay

Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Carnívoros, uni-vos. Porto Alegre é o paraíso para os amantes de um bom churrasco, o prato que é a referência culinária no sul do País. Parece simples, mas o bom churrasco requer algumas técnicas. O segredo do típico churrasco gaúcho não está somente na escolha da carne de boa qualidade, mas também na preparação do lume e no uso de somente um tempero: o sal grosso. Com influência dos pampas e dos imigrantes europeus, outras iguarias gaúchas são o arroz de carreteiro, matambre recheado, paçoca de pinhão e doces como ambrosia e cuca.

Tiradentes, Minas Gerais

A culinária mineira é uma das mais apreciadas do País e Tiradentes é o destino certo para apreciá-la. A comida, que tem influência dos escravos, povos indígenas e dos colonizadores que habitavam a região durante o Ciclo do Ouro, traz ingredientes simples, mas de sabores marcantes. Os pratos como tutu à mineira, feijão tropeiro, angu e rabada, feitos em panelas de barro e no forno a lenha, são tradicionais da culinária local. Outra iguaria mineira é o pão de queijo, perfeito para acompanhar o café – também um clássico mineiro. Além das atrações típicas de uma cidade histórica, a cidade sedia um dos principais eventos culinários do País, o Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes.

Tiradentes, Minas Gerais
créditos: pixabay

São Paulo, São Paulo

Multicultural e multifacetada, São Paulo é um dos centros gastronómicos do Brasil e acolhe desde restaurantes com estrela Michelin a food trucks, a mercados e barracas de comida de rua. O Mercado Municipal, no centro da cidade, é um oásis de frutas exóticas, sandes de mortadela, pastéis de todos os sabores e tradicionais bolinhos de bacalhau. Há também bairros gastronómicos como o da Liberdade, com culinária oriental, Bixiga, com aconchegantes cantinas italianas, Brás, berço das culinárias árabe e síria, e Pinheiros, com as suas hamburguerias gourmet e bistros modernos.

são paulo brasil
São Paulo, Brasil Foto: Pixabay créditos: pixabay

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.