Os dados das adegas indicam que a afluência de enoturistas aumentou durante 2023, sendo o seu perfil demográfico constituído por pessoas entre os 35 e os 55 anos com maior presença de mulheres que em períodos anteriores, e que procuram não só conhecimentos sobre vinhos mas também uma refeição completa, serviço que inclui elementos gastronómico.

Novas experiências de enoturismo

Isso fez com que as vinícolas ampliassem sua oferta e atualmente existe uma grande variedade de elementos que agregam ao conhecimento do vinho, gerando produtos turísticos que aliam a fruição da natureza, da cultura, da arte e, claro, da comida e do vinho.

Um dos casos mais notáveis ​​é o de Cuñas Davia, que oferece “experiências 3x1”. Neste tipo de atividades, a adega, localizada em Cenlle, no coração de Ribeiro, no Val do Avia, entre Ribadavia e Carballiño, fornece-nos no mesmo dia diversos ingredientes para desfrutar do ambiente de uma adega:

Um simples percurso pedestre pelas vinhas para desfrutar de paisagens naturais.

Visita histórica e artística aos seus antigos edifícios civis de estilo românico, com mais de 800 anos, onde se explicam os atuais métodos modernos de produção e acesso ao antigo lagar onde se encontra uma exposição permanente da artista Ángeles Jorreto, que a expressa artes plásticas em um meio inusitado, os filtros do vinho.

Degustação guiada dos vinhos da adega, liderada pela própria equipa especializada da adega que apresenta aos turistas as castas autóctones aplicadas às diferentes produções, e se forem iniciantes, ao próprio processo de degustação, explicando cada uma das suas fases.

Wine Bar
créditos: Chema García Seijo

Gerar a experiência de um Wine Bar a partir da própria vinícola

A comida e o vinho não podem faltar no Ribeiro, pelo que além das já referidas provas, em que o pessoal especializado em viticultura e enologia nos proporciona um passeio sensorial por diferentes tipos de vinhos, existe a possibilidade de fazer harmonizações completas em forma de pratos frios com produtos locais.

O objetivo é encontrar um momento tranquilo, mais gastronómico do que a prova em si, em que o cliente, por se tratar de um serviço de Wine Bar, possa pedir livremente o vinho que mais gosta e combiná-lo à sua maneira.

A abordagem desta adega procura envolver o território mais próximo, para que ofereçam produtos como os enchidos Porco Celta de Cienporciel, o Pão de Cea de A boa Migalla, os queijos Feijó de Celanova, as conservas de Portomar, ou um gelado inovador, feito com vinho. da própria fazenda, criado pela Central Heladera.

Em suma, o outono é um excelente período para continuar a desfrutar do tempo livre, conhecendo a nova oferta enoturística da região e aproveitando o horário central de luz destes dias e as temperaturas amenas que se desfrutam no Ribeiro.

Texto com Chema García Seijo