Neste espaço, entre o Templo Romano e a Sé Catedral, a Cartuxa pretende dar a conhecer os seus vinhos e combiná-los com o que se faz melhor na gastronomia alentejana. Com provas de vinhos, harmonizações e refeições.

A carta, preparada pelo Chefe Vítor Sobral, tem por base a gastronomia local, embora com uma visão contemporânea, e os os produtos da terra, petiscos e pratos mais elaborados, com destaque para as ervas aromáticas nos pratos de sustento e menos açúcar do que habitualmente nos pratos de sobremesa. Todos eles podem ser acompanhados por vinho, à garrafa ou a copo.

Algumas sugestões são o: Requeijão de ovelha, azeite e alecrim; Pratão de enchidos (paio do lombo, paiola, paio do cachaço, farinheira); Ovos mexidos, farinheira e salsa; Atum corado, curgete e orégãos; Cogumelos gratinados, queijo de ovelha e hortelã; Beiço de porco de coentrada; Pézinhos de borrego, cenoura, grão e hortelã; Bochechas de porco, pimentão da horta, cogumelos e farofa; Farinheira corada, favas, gengibre e pimento; Tomatada de garoupa, batata doce e hortelã; Migas de lombinhos de porco de vinha d’alhos e Presuntinhos de borrego guisados com feijão verde e abóbora.

A decoração é contemporânea mas de inspiração alentejana, com copos da marca austríaca Riedel, talheres da Cutipol, e as louças a imitar as porcelanas antigas das tabernas da Vista Alegre. A cortiça serve de base para a colocação dos talheres e a ementa vem sobre uma tampa em madeira de uma caixa individual de vinho.

A Enoteca tem uma sala de entrada com um grande balcão corrido, onde pode satisfazer o apetite sentado em altos bancos de madeira – estilo taberna; uma sala de refeições; esplanada, a esplanada das vinhas (num pátio interior); a sala das ilhas; uma sala semi-exterior para grupos e ainda a loja.

No final, o visitante pode ainda passar pela loja e comprar alguns produtos locais como, queijos, mel, enchidos, ervas de cheiro e, os vinhos produzidos na Adega Cartuxa e os azeites do Lagar Cartuxa.

A Enoteca Cartuxa fica na Rua Vasco da Gama, nº15, em Évora. Serve almoços, lanches e jantares. Encerra ao domingo e as reservas podem ser feitas por telefone (266 748 348).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.