A oficina de açúcar mascavado do Sr. Wu foi estabelecida na cidade de Zuntan, ao sul de Haikou, na província de Hainan (China). De acordo com registos históricos, a tradicional indústria açucareira existe na cidade de Zuntan há mais de 600 anos.
A cana-de-açúcar local fornece a matéria-prima para o açúcar mascavado de Zuntan, que é feito através de sucos, fervura e solidificação. É conhecido como o "Chocolate Oriental" e tem um alto valor nutricional e medicinal.
O Sr. Wu explica que o seu açúcar mascavado é feito com uma técnica ancestral, que inclui extração de sucos, filtração, fervura e cristalização. O processo de transformação do caldo de cana em calda demora cerca de 8 a 12 horas.
Após a fervura, o xarope é despejado em formas para obter cubos após solidificação e secagem ao ar. Estes cubos de açúcar têm a forma e a cor atraentes do chocolate, mas o sabor é refrescantemente doce depois de derreter rapidamente na boca.
De acordo com o sr. Wu, os habitantes locais consideram a técnica tradicional de fabrico de açúcar uma habilidade doce, mas laboriosa, com baixo rendimento. Atualmente, existem apenas cinco sucessores da técnica tradicional do açúcar na cidade de Zuntan, todos com mais de 50 anos.
A tradicional oficina de açúcar mascavado do Sr. Wu foi listada como um projeto de património cultural intangível em Haikou (ao nível provincial).
Além do portfólio de produtos tradicionais do açúcar mascavado de gengibre, do açúcar mascavado de rosa e do açúcar mascavado de jujuba, o Sr. Wu planeia inventar uma nova variedade com características de Hainan, o açúcar mascavado de coco.
Também atualizou o equipamento de produção em 2020 e começou a treinar o seu filho para ser a sexta geração do sucessor da tradicional técnica de açúcar.
"Talvez haja mais pessoas dispostas a aprender a arte tradicional de fabrico de açúcar quando a nossa oficina crescer ainda mais", disse o Sr. Wu.
Comentários