A vida em Cornwall é centrada em desfrutar do ar livre, graças ao microclima subtropical do condado, para não mencionar uma grande variedade de atrações, desde jardins exóticos a marcos históricos.

Check-in

O Land´s End Hotel apresenta uma mistura do tradicional com o contemporâneo. Pode reservar um quarto superior com vista para o mar e desfrutar de passeios ao longo da South West Coast Path.

Para um retiro tranquilo, a St. Edmund´s House, em Padstow, oferece quartos luxuosos com varanda ou terraço privativo. O local perfeito para assistir ao pôr do sol sobre o estuário.

Perto de Port Isaac, o Port Gaverne Restaurant & Hotel está escondido numa enseada isolada, perfeita para uma estadia aconchegante com quartos claros e arejados, com alguns toques de design.

Dia 1

08h30: Poldark, piratas e jardins secretos

Os famosos romances de Winston Graham, passados na Cornualha do século XVIII, foram trazidos à vida através da aclamada série de televisão Poldark. Os fãs podem passar um dia inteiro numa excursão guiada, que abrange locais chave da série, incluindo as enseadas Dollar e Church, minas de estanho e portos.

Outra opção é visitar os Lost Gardens de Heligan, uma das propriedades mais misteriosas e românticas de Inglaterra, que remontam ao século XIII e possui um jardim secreto, perdido ao longo de décadas. A Primeira Guerra Mundial viu os jardins da propriedade caírem em desuso, enquanto os trabalhadores foram recrutados para apoiar o esforço de guerra e os jardins abandonados não foram redescobertos até 1990.

13h00 - Refeição ao ar livre

Reserve uma mesa no Rick Stein, Porthleven, perto de Helston, para um almoço ao ar livre com vista para o porto. As viagens mundiais do chef celebridade Rick Stein inspiraram muitos dos pratos que aqui são servidos. O curry de peixe goês, o pho vietnamita (caldo) e, claro, o peixe e batata frita tradicional da Cornualha constam do menu de almoço.

16h00 - Land´s End

Dirija-se ao ponto mais ocidental da Cornualha e faça check-in no The Land's End Hotel com vistas impressionantes sobre o Oceano Atlântico. Largue as malas e siga para a costa, onde as vistas de três faróis formam uma das vias navegáveis mais iluminadas das Ilhas Britânicas.

20h00 - Um espetáculo ao ar livre

O Teatro Minack é o famoso teatro ao ar livre da Cornualha em Porthcurno. Assista a uma apresentação do diversificado programa que inclui teatro, música e ópera. Os próximos eventos incluem "Volta ao Mundo em 80 Dias" e Hamlet, enquanto a série Storytelling, voltada para a família, dá vida a muitos mitos e lendas da Cornualha.

Dia 2

10h30 - Navegue até uma ilha de conto de fadas

O castelo de conto de fadas do Monte de São Miguel ergue-se orgulhosamente numa pequena ilha ao largo da costa de Marazion, a poucos quilómetros a leste de Penzance e com acesso por uma calçada de paralelepípedos ou por barco (dependendo da maré). A ilha é o lar de uma fortaleza medieval, mosteiro, porto, e é também o lar da família St. Aubyn e cerca de 30 ilhéus.

Dentro do castelo, os destaques incluem uma coleção de arsenais e uma réplica peculiar do Monte - feita de rolhas de champanhe por um antigo mordomo. Os jardins subtropicais apresentam canteiros íngremes carregados de flores, que desaguam em cascata no penhasco.

13h00 - No trilho das artes

A meia hora de carro, seguindo pela A30, até St Ives, irá encontrar a Galeria Tate St Ives. De 19 de maio a 30 de setembro de 2018, os fãs do falecido artista Patrick Heron podem ver uma grande retrospetiva das suas obras abstratas e traçar a sua vida em arte desde o seu início como designer têxtil em Londres.

A galeria também retrata a história da arte moderna em St Ives com uma visita guiada diária das obras de artistas de renome mundial, incluindo Dame Barbara Hepworth, Piet Mondrian e Ben Nicholson.

15h00 - À descoberta das vilas

Preencha a sua tarde com um passeio pelas cidades e aldeias atmosféricas que abraçam a costa norte da Cornualha. Em Padstow, visite o Cherry Trees Coffee House, famoso pelo seu chá cremoso Cornish, com scones em forma de coração e creme de leite.

Siga para o outro lado do rio, onde encontra uma sofisticada vila resort e local de férias da realeza, ricos e famosos. Há praias fabulosas e campo de golfe de 18 buracos.

Enquanto isso, a vila de pescadores de Port Isaac está repleta de casas históricas, caiadas de branco e ruas estreitas e sinuosas: não perca o estreito Squeeze Belly Alley, uma das vias mais estreitas da Grã-Bretanha. Passeie pelas galerias e lojas locais ou alugue uma bicicleta para pedalar o famoso Trilho do Camelo.

Fonte: VisitBritain

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Viagens. Semanalmente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.