Quando visitar Praga

Praga é visitável em qualquer altura do ano. A cidade apresenta invernos muito frios e verões muito quentes, no entanto, considera-se a época alta de abril a outubro. Na altura do Natal e da passagem do ano, é também muito popular devido às suas iluminações e mercadinhos de Natal. Claro está, nesta época, deve munir-se de um bom agasalho.

Como chegar a Praga

A cidade de Praga conta com um aeroporto internacional, o Václav Havel, a menos de 20 km do centro. Esta é a maneira mais comum de chegar a Praga. De Portugal, tem voos diretos pela TAP e pela Easyjet, com partida em Lisboa ou Porto. Este aeroporto é o maior aeroporto do país e um dos principais do Leste Europeu.

A maneira mais fácil e barata de ir do aeroporto de Praga para o centro (e vice-versa) é de autocarro. O AE (Airport Express) faz a ligação entre os dois terminais do aeroporto e a Estação Ferroviária Central de Praga, a estação Hlavní Nádraží. Daí, é possível ir de metro até a qualquer outro ponto da cidade.

Uma vez que o país faz fronteira com a Alemanha, Polónia, Eslováquia e Áustria, também é possível chegar a Praga de comboio ou autocarro.

Como se deslocar na cidade

Praga é uma cidade que se conhece facilmente a pé. Aliás, esta é a melhor maneira para explorar todos os cantinhos e ter bonitas surpresas! Apetece desbravar cada ruela e espreitar a cidade de todas as perspetivas. Ainda assim, saiba que Praga possui um excelente sistema de transportes públicos. Nós utilizámos várias vezes o metro e não temos nada a apontar. Toda a rede subterrânea é dividida em três linhas principais, cada uma representada por uma cor: Linha A (verde), Linha B (amarela) e Linha C (vermelha). Optámos por comprar um passe de 72 horas, que custou 330 CZK e ainda é válido para o funicular Petřín. Veja aqui todas as informações acerca do metro de Praga.

O que visitar em Praga

• Sinagoga de Jerusalém
  • Torre da Pólvora
  • Green Devil’s Absinth Bar & Shop
  • Bairro Judeu (Sinagoga Maisel, Sinagoga Pinkas, Antigo Cemitério Judeu, Sinagoga Velha-Nova e Sinagoga Espanhola)
  • Estátua de Franz Kafka
  • Rudolfinum

O nosso primeiro dia em Praga começou na icónica Ponte Carlos. Esta é a ponte mais antiga e mais bonita da cidade. Com mais de 500 metros de comprimento e 10 metros de largura, a ponte liga a Cidade Velha (Staré Město) à Cidade Pequena (Malá Strana) que estão separadas pelo Rio Moldava.

Ao percorrer a ponte pedestre, vai sentir a verdadeira emoção de estar num local tão belo. Na ponte encontra vários vendedores e artistas de rua que por ali tentam a sua sorte. Além disso, é impossível não reparar nas 30 esculturas nas suas laterais. Uma dessas esculturas é a de Nepomuceno. Reza a lenda que se tocar na estátua, voltará a Praga. Tentar não custa.

Ponte Carlos
Ponte Carlos créditos: Viver o Mundo

Em cada uma das extremidades da ponte, encontrará duas torres. A Old Town Bridge Tower é um dos mais belos portais góticos do Mundo e é o portão para a Cidade Velha. A outra é a Lesser Town Bridge Towers e é a entrada para a Cidade Pequena. Nós visitámos e subimos às duas e adorámos a perspetiva de ambas.

Ainda perto da ponte, pode visitar a Igreja de São Francisco Serafim. Além do seu interior ser incrível, fazem ali vários concertos onde poderá escutar o som do segundo órgão mais antigo de Praga (datado de 1702).

Old Town Bridge Tower
Old Town Bridge Tower créditos: Viver o Mundo

Ao caminhar pelas ruas e ruelas da cidade, vai encontrar várias estátuas. Muitas delas são de David Cerny, um polémico, controverso e ousado escultor checo. As suas famosas esculturas são uma excelente desculpa para percorrer as ruas da capital checa e ir além do comum. Curiosíssimos, fomos logo conhecer uma delas. Trata-se do “Embrião”, localizada na Praça Anensky 209/5.

Esta intrigante estátua retrata um embrião preso num cano. A sua intenção é transmitir o quão difícil é criar arte num mundo de mente estreita. Não se esqueça de olhar para cima!

De seguida, fizemos uma curta paragem na Biblioteca Municipal de Praga. E o que fomos lá fazer? Espreitar uma torre empilhada de livros que se encontra logo à entrada. Achámos encantador!

E já que estamos numa de visitar locais improváveis, eis que seguimos até à Câmara Municipal de Praga. Devem estar a perguntar-se o que há para visitar lá… Pois bem, provavelmente nem deveríamos contar, mas não conseguimos guardar só para nós. Somos uns tolos que entrámos na Câmara Municipal apenas para ver um elevador sem porta e que nunca pára. Estes elevadores já foram muito comuns na Europa, mas claro, devido à acessibilidade e perigo, foram extintos. Podem ver como funciona nos destaques do nosso Instagram.

Agora sim, vamos visitar os locais mais “normais”. Depois de alguns minutos a apreciar as fachadas dos edifícios – já vos dissemos que a arquitetura da cidade é soberba? – eis que chegámos ao nosso próximo destino. Estamos a falar, portanto, da famosa Praça da Cidade Velha (Staroměstské Náměstí).

Praça da Cidade Velha
Praça da Cidade Velha créditos: Viver o Mundo

A Praça da Cidade Velha é a praça mais antiga e importante do centro histórico de Praga. A sua história remonta ao século X, quando serviu como mercado, no cruzamento das rotas comerciais europeias. A Praça está rodeada de monumentos imponentes. São eles: a Câmara Municipal Velha, que contém o famoso Relógio Astronómico, a Igreja de Nossa Senhora de Týn, a Igreja de São Nicolau, a Galeria Nacional de Praga (Palácio Kinský) e o Memorial Jan Hus.

À hora certa, ali estávamos nós (e milhares de turistas), de pescoço torcido, para assistir ao badalar das horas do Relógio Astronómico (conhecido como Orloj). Este relógio foi inaugurado em 1410 e funciona até aos dias de hoje. Na verdade, a fachada é composta por dois relógios. Existe um relógio astronómico, que mostra a posição do Sol, da Lua e dos planetas no céu no momento exato e um outro composto com os símbolos do zodíaco.

A cada hora certa, desfilam várias figuras, incluindo os 12 apóstolos, um esqueleto e um galo. A sensação que temos é que os 12 apóstolos estão a caminhar, sendo esse momento chamado de “a caminhada dos apóstolos”. É um espetáculo imperdível!

Relógio Astronómico
Relógio Astronómico créditos: Viver o Mundo

Para a visita ficar completa, só falta mesmo subir à torre Old Town Hall. Além das vistas soberbas para a cidade, ainda inclui a visita à capela, aos salões históricos, às zonas subterrâneas e à torre. Cada bilhete tem um custo de 250 CZK (10,30€) e se quiser subir de elevador acresce o valor de 100 CZK. Consulte aqui todas as informações, incluindo os horários de visitas.

À saída, não deixe de reparar na Casa Dum U Minuty. Com uma fachada belíssima, foi aqui que o famoso escritor Franz Krafka viveu entre 1889 e 1896.

Como já eram (mais do que) horas, fomos abastecer as nossas barriguinhas. Decidimos experimentar as sandes da Bageterie Boulevard, muito comum na cidade. Gostámos muito!

De seguida, fizemos um pequeno desvio ao roteiro por uma razão: queríamos conhecer a Sinagoga de Jerusalém e esta fecha às 17h. Assim sendo, foi para lá que seguimos.

A Sinagoga de Jerusalém, também conhecida como a Sinagoga do Jubileu é o centro religioso e cultural da comunidade judaica de Praga. É também uma das poucas sinagogas que foi poupada nos bombardeamentos da II Guerra Mundial. O exterior é lindíssimo, mas ao entrarmos ainda nos surpreendeu mais. Cada bilhete custa 90 CZK.

Fizemos então o caminho inverso, e aproveitámos para conhecer a Torre da Pólvora (Prašná brána). Esta é a entrada monumental pela qual as procissões de coroação dos reis checos entravam na Cidade Velha em direcção ao Castelo de Praga (o chamado Caminho Real). Anteriormente servia como depósito de pólvora, daí o seu nome. A entrada tem um custo de 150 CZK, mas também aqui pode obter um desconto de 50% na primeira hora de abertura. Consulte aqui todas as informações.

Torre da Pólvora
Torre da Pólvora créditos: Viver o Mundo

Andando mais um pouco, não deixe de passar no Green Devil’s Absinth Bar & Shop e beber um Absinto, a famosa bebida verde proibida na Europa durante muitos anos. Devemos confessar que não nos aventurámos pois ainda havia muito para conhecer naquele dia, mas fica a sugestão!

Acabámos este dia a explorar cada cantinho do Bairro Judeu, mais conhecido por Josefov. Relembro que visitámos Praga em junho e os dias são mais longos (daí termos visitado tanta coisa num só dia).

Roteiro do 2º dia

• Castelo de Praga
  • Parque Letná
  • Praça Venceslau
  • Museu Nacional
  • Výtopna Railway Restaurant
  • Restaurante Krcma

A manhã do segundo dia foi dedicada a um dos monumentos mais famosos da cidade: o Castelo de Praga! O Castelo de Praga é um dos edifícios mais importantes da República Checa e há mais de mil anos que é um símbolo do país. O complexo é enorme e é possível observar e explorar a Catedral de São Vito, o antigo Palácio Real, a Basílica de São Jorge, a Rua do Ouro, a Black Tower e muito mais.

Começámos então por conhecer a Catedral de São Vito, que é uma das maiores e mais importantes igrejas de Praga. É lindíssima tanto por fora como por dentro, mas aqueles vitrais encheram-nos as medidas. Não deixe de reparar.

De seguida visitámos o antigo Palácio Real. Este palácio serviu os monarcas checos até ao século XVI. Das partes abertas aos visitantes, conseguimos ver salas cheias de história, o salão onde se realizavam as cerimónias de eventos reais e até há uma sala onde estão expostas as joias da coroa Checa.

Sem mais demoras, seguimos até uma das zonas que mais queríamos conhecer no Castelo – a Rua do Ouro (Golden Lane). Trata-se de um conjunto de casinhas pequenas e muito coloridas, que abrigavam os funcionários do castelo. Por dentro parecem autênticas casinhas de bonecas! Foi muito engraçado imaginar como seria a vida naquela altura.

Rua do Ouro
Rua do Ouro créditos: Viver o Mundo

A título de curiosidade, nesta rua viveu o escritor Franz Kafka, considerado por muitos, um dos escritores mais influentes do século XX.

Visitámos ainda a Black Tower, que é nada mais nada menos que as masmorras do castelo. São vários os exemplares de instrumentos de tortura daquela época. Não é propriamente a visita mais agradável.

Demos ainda uma voltinha pelos jardins do Palácio, que são uma belezura. Além disso, têm uma vista soberba para a cidade.

A não perder: No portão do primeiro pátio, a cada hora é possível assistir à troca da guarda. Mas todos os dias – pontualmente ao meio-dia – ocorre a cerimónia da troca da guarda. Chegue cedo para garantir os lugares da frente.

A visita ao complexo do castelo levou a manhã toda e já estava na hora de almoço. Comemos qualquer coisa rápida e seguimos até ao próximo destino.

Mas que bela surpresa! Sentámo-nos num dos banquinhos do Parque Letná simplesmente a apreciar a vista. Se gosta de miradouros e ver a cidade de outra perspetiva, então tem mesmo de visitar o Parque Letná. Tem uma das melhores vistas para a cidade!

Como ainda era cedo e apetecia-nos descontrair um pouco, fomos de transportes públicos até à Praça Venceslau. Esta praça é o centro da Cidade Nova e presenciou muitos dos acontecimentos da história recente de Praga e do país em geral. No cimo da praça é impossível não reparar na grandiosidade do Museu Nacional. Nós não visitámos o seu interior, mas pode fazê-lo. É ali que se encontram algumas estátuas originais da Ponte Carlos.

Bem, na verdade queríamos mesmo era ir ao Výtopna Railway Restaurant, que fica na praça. Trata-se de um restaurante onde as bebidas e algumas comidas chegam à mesa de… comboio! Para perceberem melhor, aconselhamos a verem os nossos destaques no nosso Instagram. Não é dos locais mais baratos, logicamente, pelo que bebemos apenas uma cerveja. Mas adorámos o conceito.

Ao jantar queríamos provar comida típica checa e fomos ao Restaurante Krcma. Pedimos goulash que basicamente é uma carne ensopada, preparada com legumes e pimenta, acompanhada de pão. Pedimos ainda joelho de porco, bastante típico em Praga. Estava tudo delicioso.

Roteiro do 3º dia

• Vojanovy Sady
  • Jardim Wallenstein
  • Park Cihelná

O terceiro dia em Praga começou nas alturas! Fomos explorar a área do Monte Petrin, uma das maiores áreas verdes de Praga. Para lá chegar pode ir a pé ou subir de funicular, que está incluído no pass dos transportes públicos.

Por ali existem vários jardins, cada um mais belo que o outro. Recomendamos a visita ao Jardim das Rosas e do Jardim do Seminário.

Uma das grandes atrações é a Torre de Petrin que foi construída em 1891 e inspirada na famosa Torre Eiffel. Tem uma altura de 63 metros e é possível subir de elevador ou de (muiiiitas) escadas. A vista lá de cima é maravilhosa, aconselhamos! O acesso tem um custo de 150 CZK.

Torre de Petrin
Torre de Petrin créditos: Viver o Mundo

Mesmo ao lado encontramos o Labirinto de Espelhos (Mirror Maze). Decidimos soltar a criança que há em nós e lá fomos. É um espaço pequenino, mas muito engraçado. Divertimo-nos imenso. Cada entrada custa 100 CZK.

Descemos novamente a colina e passámos pelo Memorial às Vítimas do Comunismo. O memorial é composto por diversas estátuas de bronze e cada uma representa pessoas que sofreram algum tipo de danos durante o regime. É impossível ficar indiferente!

Almoçámos naquela zona e escolhemos pato assado, também muito típico no país. Já com a energia renovada, passeámos um pouco pelo Parque e Ilha Střelecký. Num ambiente super descontraído, encontra-se por ali muitos grupos de amigos e famílias a passear. É um sítio mesmo relaxante.

Parque e Ilha Střelecký
Parque e Ilha Střelecký créditos: Viver o Mundo

Numa visita ao Park Kampa, encontramos mais uma estátua do controverso David Cerny. Trata-se de vários bebés com códigos de barras no rosto.

Desta feita, seguimos a outro local famoso de Praga – o Muro John Lennon. O muro surgiu em protesto contra o regime comunista e, atualmente, podemos ler mensagens de paz e amor.

Passámos pela Igreja de São Nicolau e, apesar de não termos visitado o seu interior, deslumbrou-nos pela sua grandiosidade.

Já precisávamos de dar um descanso às pernas e fomos tomar uma bebida num sítio muito peculiar. Fomos até ao Kellyxir Bar, que mais parece um laboratório dos tempos antigos. As bebidas até são servidas em balões de diluição e provetas. É muito engraçado!

O próximo local de passagem (literalmente) foi à Vinarna Certovka. Trata-se de uma ruela tão estreita que foi preciso colocar um sinal de trânsito luminoso. Portanto, terá de esperar pela sua vez.

Vinarna Certovka
Vinarna Certovka créditos: Viver o Mundo

Aproveitámos para nos deliciar com um Tradelník, um doce típico de Praga. É tipo um brioche enrolado, servido quente, geralmente polvilhado com açúcar, caramelo e nozes trituradas. Uma delícia!

Como sabem, gostamos de visitar locais turísticos e também os menos conhecidos. Assim sendo, fomos conhecer o Vojanovy Sady. Este jardim é muito amoroso, mas tem uma particularidade: ali andam à solta vários pavões. Que bonito ver de perto estes seres, sem estarem presos! E como gostámos tanto deste jardim, decidimos visitar também o Jardim Wallenstein. Este é um dos locais mais agradáveis para se passear na cidade. Atualmente, o Palácio Wallenstein é a sede do Senado da República Checa.

Terminámos o dia em beleza, no Park Cihelná. Este é provavelmente o local com a melhor vista para a Ponte Carlos. Até um cisne e um castor vieram dar o ar da sua graça.

Roteiro do 4º dia

• Casa Dançante
  • Estátua de Sigmund Freud
  • Monumento Cabeça de Franz Kafka
  • Muzeum Fantastickych Ilusi
  • Comboio histórico de Praga

Começámos o dia bem cedinho a explorar um local bastante peculiar. Falamos, claro, da Casa Dançante (Dancing House). O edifício é apelidado também de Ginger e Fred, pelo facto das duas torres fazerem lembrar os famosos dançarinos Fred Astaire e Ginger Rogers que protagonizaram alguns filmes e músicas. Atualmente, o interior do prédio é ocupado por escritórios, mas poderá subir até ao último andar que é um restaurante.

Casa Dançante
Casa Dançante créditos: Viver o Mundo

Como se encontra um pouco afastado, recorremos aos transportes públicos para voltar ao centro da cidade. Parámos na Rua Husova para ver Sigmund Freud, pendurado no alto (olhe para cima). Alguns sugerem que talvez descreva a eterna luta da sociedade com a falta de esperança.

Continuámos o nosso passeio até encontrarmos outra obra muito conhecida de David Cerny. Intitulada de “Monumento Cabeça de Franz Kafka”, esta é uma escultura de 11 metros de altura e cerca de 40 toneladas que representa a cabeça do escritor Franz Kafka, feita em 42 placas de aço inoxidável e que está em constante movimento.

Rumámos depois a um museu que faz as delícias de miúdos e graúdos. O Muzeum Fantastickych Ilusi (Museu das Ilusões Fantásticas) reporta-nos ao fantástico mundo das ilusões de ótica. Conta com mais de 150 exposições interactivas e é o entretenimento perfeito para todos, independentemente da idade.

Para acabar a nossa viagem em grande decidimos fazer a rota 42 do comboio histórico de Praga. Trata-se de um comboio antigo, que passa pelos locais mais emblemáticos da cidade. Foi uma experiência tão gira! Estes comboios funcionam apenas aos sábados e domingos. Veja aqui toda a informação.

Comboio histórico de Praga
Comboio histórico de Praga créditos: Viver o Mundo

Sigam este link e encontrem o roteiro ainda mais completo, com mais dicas e mapas, publicado no blogue Viver o Mundo.