Visitei Omã em dezembro de 2023 e passei por lá 15 dias. Andei à boleia e, às vezes, em transporte público, dormi em casa de locais e amigos, mas também em hotéis. Explorei mais a parte montanhosa porque tinha interesse em saber como são e claro que adorei. Não estava à espera de ser tão bonito.

A hospitalidade dos omanis é incrível. Inúmeras vezes fui convidado a comer e beber chá na casa dos locais. São um povo simples, religioso, curioso e com um olhar para o futuro. Senti-me muito seguro a andar pelas ruas em todo país, mesmo de noite. Um dos pontos altos foram as pessoas que conheci, e que de certeza serão amigos para sempre.

A seguir, partilho um roteiro de 10 dias, com base na minha experiência.

Dia 1

  • Centro da cidade de Mascate, passear nas ruas que são características de Omã.
  • Grande Mesquita do Sultão Qaboos, está aberta para turistas das 8:00 às 11:00.
  • Ghubrah Beach Park ou Qurum Beach é uma praia perto do centro da cidade, ótima para te refrescares num dia de calor.

Dia 2

A cerca de 30 minutos de carro do centro de Mascate fica:

Mutrah Souq é um bairro muito bonito, que tem um mercado, onde não podes deixar de provar o peixe fresco com arroz.

Se continuares a estrada principal vais encontrar o Bairro Bait Al Zubair, onde podes visitar o Forte de Al-Mirani e o Museu Nacional de Omã.

Dia 3

Al Hamra é uma vila grande, onde a parte antiga, totalmente tradicional, é uma paragem obrigatória, tal como a plantação das palmeiras à volta.

Jabel Shams é uma aldeia montanhosa com vista para o Grand Canyon de Omã, também conhecido por Wadi Nakhar ou Wadi Ghul, sendo o segundo canyon mais profundo do mundo, logo a seguir ao Grand Canyon nos EUA.

Dia 4

Continua a explorar Jabel Shams, podes subir ao Pico Jabel Shams, através de um trilho até ao ponto mais alto de Omã (3.000 metros), tem duração de cerca de 7 horas (ida e volta). Se gostas de desportos de aventura, há uma via ferrata que vale a pena fazer.

Dia 5

Nizua é uma cidade cujo centro tem um mercado muito pequeno mas tradicional, ideal para conhecer e comprar alguns presentes.

Dia 6

  • Al-Ain, uma aldeia pequena e com uma vista fantástica sobre as montanhas.
  • Wadi Bani Habib, de onde é possível ver uma aldeia abandonada.

Dia 7

Bidiyah, vila que esta totalmente rodeada por quilómetros sem fim de deserto. Vários locais recomendaram visitar esta vila, mas infelizmente não tive oportunidade de o fazer. Se seguires em direção a Al Kamil, vais encontrar o Wadi Bani Khalid, onde podes refrescar-te na água do wadi.

Dia 8

  • Sur é uma cidade piscatória, com um mercado de peixe muito giro.
  • Sur Beach.
  • Farol Al-Ayjah e também o Fort, vale a pena ficar para ver o pôr do sol.

Dia 9

Wadi Shab, foi o wadi que mais gostei de visitar. Outros wadis lá perto que não tive oportunidade de conhecer: Wadi Ta'ab, Wadi Mibam e Wadi Tiwi, bem como a gruta dos 7 Buracos (7 Holes Cave).

Dia 10

Mascate, voltar para a capital.