Embora 24 horas possam parecer pouco tempo para explorar tudo o que a Corunha tem a oferecer, é possível desfrutar de uma experiência memorável e ficar encantado por esta cidade fascinante.
Se tem apenas 24 horas para explorar a Corunha, não se preocupe: há muito o que ver e fazer em apenas um dia.
1. Torre de Hércules
Comece a sua jornada na Torre de Hércules, o farol romano mais antigo ainda em funcionamento do mundo. Além da importância histórica desta torre, ela também tem importância mitológica, já que está ligada à Lenda dos 12 trabalhos de Hércules. Reza a lenda que Hércules chegou à região onde hoje se situa a Corunha para combater o rei Gerião, um gigante de três cabeças. Hércules derrotou o rei, enterrou-o, e construiu, em cima do seu túmulo, a Torre de Hércules. Esta lenda é tão importante para a região que até se encontra representada no escudo de Corunha.
2. Centro Histórico
Explore o charmoso centro histórico da Corunha, com destaque para a Praça de Maria Pita. Em 1589, durante o cerco que os ingleses fizeram à Corunha e quando a cidade espanhola estava em desvantagem e sem motivação, Maria Pita derrotou o soldado inglês que carregava a bandeira. Com a bandeira inglesa nas mãos, Maria Pita teve o importante papel de motivar a população, que acabou por vencer as tropas inglesas. No centro da praça, é possível apreciar a sua estátua.
A poucos metros da praça Maria Pita, encontramos a Igreja de São Jorge, uma obra representativa do estilo barroco. A igreja pode passar despercebida aos mais distraídos, mas tem uma grande importância histórica, já que foi o local onde ocorreu o primeiro casamento entre pessoas do mesmo sexo em Espanha, em 1901, entre Elisa e Marcela. Elisa assumiu a identidade de Mário, o seu primo morto num naufrágio e subiu ao altar da Igreja Paroquial de São Jorge para se casar com Marcela.
A farsa acabou por ser revelada e o caso ficou conhecido na imprensa como “o casamento sem homem”. Ambas tiveram de fugir: primeiro para Portugal, depois para a Argentina. Mas o casamento nunca foi anulado e inspirou vários livros e até um filme da Netflix.
3. Paseo Marítimo
Passeie ao longo do Paseo Marítimo, a calçada à beira-mar que oferece vistas deslumbrantes do oceano e das praias locais. Se visitar a Corunha durante o verão, não deixe de dar um mergulho na Playa de Riazor ou na Playa de Orzán.
4. Exposição Helmut Newton – Fact & Fiction
Até dia 1 de maio, é possível visitar a Helmut Newton – Fact & Fiction, a grande exposição da Fundação Marta Ortega Pérez (Fundación MOP) dedicada à vida e obra do lendário fotógrafo germano-australiano.
Ao longo de uma carreira de seis décadas, Helmut Newton passou a ser considerado um dos principais fotógrafos do mundo. Um prolífico criador de imagens e um visionário genuíno, o seu trabalho continua a ter uma grande influência na fotografia contemporânea e nas artes visuais de hoje.
A seleção de fotografias que integram a exposição é um bom exemplo da linguagem visual audaz, poderosa e sem complexos, característica de Newton, incluindo os seus icónicos "Big Nudes" (grandes nus) e os inolvidáveis retratos de figuras excecionais como Andy Warhol, David Bowie, Margaret Thatcher, Charlotte Rampling, Elsa Peretti, Daryl Hannah, Jerry Hall, Naomi Campbell, Yves Saint Laurent e Karl Lagerfeld.
A exposição conta também a história mais pessoal do artista através de uma série de vídeos que mostram Newton a trabalhar e a conversar; imagens pessoais que fornecem contexto sobre a sua infância, carreira e parceria com June, sua mulher; e outros documentos, cartazes, câmaras e equipamentos, adereços, artefactos intrigantes e lembranças.
Comentários