Fact & Fiction, a grande exposição da Fundação Marta Ortega Pérez (Fundación MOP) dedicada à vida e obra do lendário fotógrafo germano-australiano, abriu hoje ao público, na Corunha.  Será a terceira exposição apresentada pela Fundação MOP seguindo-se à exposição de Peter Lindbergh e Steven Meisel, e poderá ser visitada no Muelle de Batería, até ao próximo dia 1 de maio de 2024.

Ao longo de uma carreira de seis décadas, Helmut Newton passou a ser considerado um dos principais fotógrafos do mundo. Um prolífico criador de imagens e um visionário genuíno, o seu trabalho continua a ter uma grande influência na fotografia contemporânea e nas artes visuais de hoje.

A seleção de fotografias que integram a exposição é um exemplo da linguagem visual audaz, poderosa e sem complexos, característica de Newton, incluindo os seus icónicos “grandes nus” e os inolvidáveis retratos de figuras excecionais como Andy Warhol, David Bowie, Margaret Thatcher, Charlotte Rampling, Elsa Peretti, Daryl Hannah, Jerry Hall, Naomi Campbell, Yves Saint Laurent e Karl Lagerfeld.

Exposição
créditos: DR

Como contraponto às suas imagens mais icónicas, a exposição incluirá exemplos de “paisagens” menos conhecidas de Newton: imagens evocativas dos lugares que influenciaram a sua obra como Paris, Los Angeles, Monte Carlo, Berlim, Viena e Las Vegas que também são um reflexo da atmosfera especial do local onde está a exposição, na Corunha.

A exposição contará também a história da faceta pessoal do artista através de uma série de vídeos que mostram Newton a trabalhar e a conversar; imagens pessoais que fornecem contexto sobre a sua infância, carreira e parceria com June, a sua mulher; e outros documentos, cartazes, câmeras e equipamentos, adereços, artefactos intrigantes e lembranças.