"É tempo de intensificar as relações transfronteiriças entre a Estremadura e o Centro de Portugal", afirma Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro, acrescentando que "a Fam Trip [à Estremadura espanhola] visa o estreitar de relações entre ambas as instituições, abrindo caminho para futuros e profícuos projetos conjuntos".

Pedro Machado garante que a Turismo Centro de Portugal está empenhada "em abraçar novas parcerias e dar novos impulsos ao Turismo Regional", sublinhando a importância que deslocações deste género podem ter para a notoriedade da marca Centro de Portugal.

Com uma área que engloba cem municípios, muitos deles situados na fronteira com a Estremadura espanhola, a Entidade Regional Turismo Centro de Portugal tem vindo a consolidar desde 2013 um projeto que Pedro Machado descreve como "sólido e ambicioso" através de um plano de marketing que assume como prioridade o posicionamento da marca "Centro de Portugal".

Assente na modernização dos símbolos da região e numa nova estratégia de comunicação, o reforço da notoriedade da marca Centro Portugal tem passado por uma presença mais forte nos meios de comunicação social, nacionais e estrangeiros, destinada a assumir a Turismo Centro como o principal destino turístico do mercado interno.

No último ano e meio, segundo dados oficiais do Instituto Nacional de Estatística (INE), o turismo no Centro do país tem registado aumentos no número de visitantes, na taxa de ocupação dos hotéis e nos proveitos dos operadores turísticos, destacando-se a presença cada vez mais forte de turistas espanhóis.

Portugal é o segundo destino mais procurado pelos espanhóis, tendência que se reforça na Região Centro, onde as visitas dos turistas espanhóis cresceram cerca de 12%, em 2015, gerando mais de 500 mil dormidas na hotelaria regional.

A visita a Mérida e Cáceres arranca na quinta-feira e é feita a convite do Governo Regional da Estremadura, província com mais de um milhão de habitantes e com um passado histórico partilhado com Portugal.

Nos dois dias de visita, em que manterão encontros com o Diretor Geral de Turismo da Junta da Estremadura e com representantes do Turismo Espanhol, os responsáveis da Centro Portugal esperam identificar os diferentes produtos e recursos turísticos da regiões dos dois países, estudar linhas de colaboração futura e delinear estratégias de promoção conjunta.

O mundo inteiro no seu email!

Subscreva a newsletter do SAPO Viagens.

Viaje sem sair do lugar.

Ative as notificações do SAPO Viagens.

Todas as viagens, sem falhar uma estação.

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOviagens nas suas publicações.